Aprecie a beleza da língua portuguesa!

Quem foi um aluno esforçado sabe como é; aprendemos com afinco, com vontade, com a certeza de que aquilo tinha importância suprema. Lutamos para colocar na mente coisas para nunca mais esquecer. Provas feitas com força de vontade interminável, sabedoria adquirida com vontade infinita. Quem estudou de verdade sabe o que é doar a própria vida para conhecimentos múltiplos ter. É inalienável o sentimento do saber, é encantador aprender e ensinar como escrever.

Uma pausa definitiva e vieram mudanças frutíferas aos mais novos no magnífico português, explicações que contrariam a lógica. Por que mudar o costume de quem tanto se esforçou para conhecimentos possuir? Tudo na vida tem seu sentido, neste caso não foi diferente, não estou querendo ser atrevido, mas no mínimo certas coisas se tornaram incoerentes.

Sou a favor da retirada do trema, embora lembre com toda minha alegria de viver, que me leva ao passado, das minhas inesquecíveis professoras me dizendo em tom alto e forte que palavras como lingüiça precisam necessariamente do trema, pois jamais pode-se pronunciar linguiça. Aliás, por exemplo, as pronúncias linguiça, consequência (quem viveu esta fase sabe do que estou falando) faziam a classe mergulhar em gargalhadas, hoje é o correto, coisas da vida.

Modificações de acento, hífen... É de fato uma questão delicada... Por quê? Qual a efetividade disto no momento? Quais benefícios isto irá trazer para a população brasileira? É ver para crer.

Em certos momentos deixo o medo tomar conta de mim, muitas vezes erro querendo acertar o que se alterou, enfim... A pergunta que aflige ainda não tem resposta consoladora. Cabe a cada um de nós a adaptação, tudo muda, nada é para sempre. Nas horas em que o sentimento de raiva quiser chegar pense duas vezes e tente se acalmar. Ganhe tempo buscando se orientar, tentando sempre acertar, não perca tempo vivendo para reclamar. O que está feito parece que não vai mais mudar, ao menos tão cedo. Agradeça por ter a chance de poder tentar se adaptar. Aos mais novos, parabéns pela sorte de poder aprender desde o início o que vai valer, a nós, um pouco menos novos, cabe fazer valer a sensatez, ter capacidade de entender,ter ânimo dobrado, lendo ainda mais para poder apreciar a infinita beleza da língua portuguesa sem nenhuma estupidez!

Rodrigo Murad Vitoriano
Enviado por Rodrigo Murad Vitoriano em 22/04/2009
Reeditado em 25/04/2009
Código do texto: T1553497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.