MÓDULO 01 - NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

MÓDULO 01 - NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

Recomendo que sempre que ligarmos a TV agucemos o nosso senso crítico e não nos intimidemos diante dos “monstros sagrados”. Muitos fazem eco aos erros dos “heróis da TV” crendo que celebridade não erra.

A seguir, citaremos a forma correta de alguns termos que reiteradas vezes são pronunciados erroneamente pelos “famosos” da TV.

BEBÊ

Quem nunca ouviu alguém na TV dizer "a bebê"?

GÊNIO

Quem se lembra de um quadro do programa Zorra Total em que havia uma "gênia estagiária"?

ÍDOLO

Quem nunca ouviu um famoso apresentador de programa de televisão pronunciar "ídola"?

ANJO

Só para fechar a questão, quem nunca ouviu na TV e fora dela a expressão "anja"?

BEBÊ, GÊNIO, ÍDOLO e ANJO são substantivos sobrecomuns, portanto, têm uma só forma e gênero gramatical para os dois sexos. Dessa maneira, não importa o sexo da criança, será sempre O BEBÊ. A mesma regra é verdadeira para ÍDOLO. Ex: Regina Duarte é meu ídolo. GÊNIO. Ex: Essa menina é um gênio. ANJO. Ex: Essa moça é um anjo.

Vejamos o que diz o dicionário de Luiz Antonio Sacconi acerca do termo bebê: "Bebê - s.sc(o) "Não use "bebezinha" nunca, aberração semelhante a "criancinho". A abreviatura s.sc(o) significa substantivo sobrecomum.

ILEGAL – ILEGALIDADE. IRREGULAR - IRREGULARIDADE

Agora o deslize está na pronúncia. Muitos escrevem corretamente. Infelizmente há um número crescente dos que pronunciam inlegal, inlegalidade, inregular, inregularidade. Se alguém dúvida, fique atento aos noticiários da TV.

MAIS INFORMAÇÕES

Informação não tem tamanho. As pessoas necessitam de mais informações. Dessa maneira, devemos dizer acertadamente: Mais informações serão obtidas. Exemplo de citação vetada: Maiores informações serão obtidas.

Bibliografia: dicionário Sacconi. Dicionário Informal.com.br. www.dicionarioaurelio.com www.dicionarioweb.com.br http://michaelis.uol.com.br

Até o próximo Módulo

Iara Maria de Oliveira Mesquita

Fortaleza, 1º de setembro de 2009.