MÓDULO 02 - NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMA

Eis uma palavra tantas vezes usada de maneira inadequada. Raros são os que nunca ouviram alguém dizer que comprou duzentas gramas de queijo. Isso ocorre em razão da confusão que muitos fazem entre "o grama" e "a grama".

O termo grama no sentido de peso, medida, pertence ao gênero masculino. Ana Lúcia comprou duzentos gramas de presunto. A expressão grama significando mato, é feminina. A grama está bela e verde.

ÓCULOS

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: "o óculos" ou” meu óculos”. Ocorre que óculos significam par de lentes e, por essa razão, o correto é pronunciar: os óculos; meus óculos; óculos escuros.

Vejamos a seguir, um trecho de uma canção do Raul Seixas, compositor e cantor de belas canções, diz: "(...) quem não tem colírio usa óculos escuro". O correto seria dizer óculos escuros.

OBRIGADO / EU MESMO

Observemos que ao agradecer o homem diz "obrigado". A mulher, "obrigada".

A regra acima vale para “eu mesmo”, “eu mesma”. O homem deve dizer "eu mesmo". Se for mulher, "eu mesma". Exemplos: "Eu mesma fiz essa bolsa, assegurou Ângela." “Eu mesmo o socorri, asseverou Pita.”

MEDIR PRESSÃO

Doloroso é ouvir um profissional da área da saúde recomendar ao paciente que regularmente “tire a pressão”. Não devemos proferir: “Tirei minha pressão”. Sabemos que uma pessoa sem pressão arterial está morta. O correto é dizer: “Medi minha pressão” ou “Verifiquei minha pressão.”

PARA EU FAZER

O correto é “Para eu fazer” e não “Para mim fazer” como se ouve constantemente. Afinal, mim não faz nada. Sempre que eu sou o sujeito da ação eu ajo. Outros exemplos: A Valéria trouxe um edital para eu processar a licitação. A Ana Francisca trouxe um livro para eu ler.

Bibliografia: Só Erra Quem Quer, de Antônio Cruz Neto. Dicionário Sacconi. Dicionário Informal.com.br. www.dicionarioaurelio.com www.dicionarioweb.com.br http://michaelis.uol.com.br

Até o próximo Módulo

Iara Mesquita

Fortaleza, 2 de setembro de 2009.