MÓDULO 08 - NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

SUBLINHAR – SUBITEM - SUBSÍDIO - GRATUITO - TÓXICO
Os termos acima, assim como outros já citados em módulos anteriores, em geral representam um tropeço para muitos, não quando os escrevem, mas quando os pronunciam. Vejamos a seguir cada caso.

SUBLINHAR
É muito comum ouvirmos alguém pronunciar su – bli – nhar . A articulação correta das sílabas é sub-li-nhar e, dessa maneira, deve-se pronunciar o termo.

SUBITEM
Eis um termo tão comum em nossos editais. Não há dúvida de que todos escrevem corretamente. Resta esclarecer que alguns pronunciam sub-item. A articulação correta das sílabas é su-bi-tem. Cremos ser esse um bom momento para lembrar que item é o número inteiro: 1 ou 1.0. Subitens são subdivisões de um item: 1.1. ou 1.1.1. etc.

SUBSÍDIO
A impropriedade no tocante ao termo subsídio reside no fato de que muitos pronunciam o “S” com se fora “Z” = subZídio. A letra “S” teria o som de “Z” se estivesse entre vogais: caSa (“S” com som de “Z”). Devemos pronunciar com acerto subSídio.

GRATUITO
Por que alguns insistem em pronunciar gra-tu-í-to (Í) como se estivéssemos diante de um hiato? Observa-se que o termo não é polissílabo, mas trissílabo. Deve-se pronunciar, com acerto, gratuito – termo trissílabo, gra-tui-to.

TÓXICO
Não é incomum ouvirmos a pronúncia errônea do termo tóxico. Há um número significativo dos que pronunciam “tóchico”, X com o som de CH. Deve-se articular corretamente o termo tóxico (X=CS). No termo sob estudo o X tem som de CS. Do mesmo modo pronuncia-se intoxicação (X = CS). A mesma regra é válida para o termo intoxicado (X=CS).

Referências Bibliográficas: 400 Erros que um Executivo Comete ao Redigir – Laurinda Grion. Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa. Só Erra Quem Quer – Antônio Cruz Neto.
Até o próximo Módulo.

Fortaleza, 11 de setembro de 2009.

Iara Mesquita