ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS E SUA CLASSIFICAÇÃO

A descoberta de uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA e como a classificá-la em OBJETIVA DIRETA, OBJETIVA INDIRETA, COMPLETIVA NOMINAL ou PREDICATIVA dá-se de forma bem simples:

Deve-se primeiro encontrar os VERBOS da frase analisada:

“O turista queria que lhe indicassem o melhor hotel”.

Obs.: Vale ressaltar que VERBO será a palavra que tiver perfeito encaixe com os pronomes EU/TU/ELE. No caso da frase: QUERIA/INDICASSEM. Veja: EU QUERIA, TU QUERIAS, ELE QUERIA; EU INDICO, TU INDICAS, ELE INDICA; Nunca haverá encaixe, por exemplo, em “EU HOTEL, TU HOTEL, ELE HOTEL”, pois hotel não é verbo.

Achados os VERBOS na frase citada: “O turista queria que lhe indicassem o melhor hotel”. Confirmou-se a existência de uma ORAÇÃO, sendo que ORAÇÃO será toda frase que possua VERBOS.

Num segundo passo, deve-se procurar a CONJUNÇÃO e vale lembrar que a CONJUNÇÃO será a palavra que estiver entre os verbos e aquela que não possa ser pluralizada “S”. No caso da frase citada será o “QUE”, nunca poderia ser “LHE”, pois não existe “QUES”, mas existe “LHES”.

A CONJUNÇÃO encontrada representa um CORTE na frase; onde o EMISSOR falará até o VERBO antes da CONJUNÇÃO:

“O turista queria...”

Se o RECEPTOR não entender a meia frase e fizer uma pergunta “QUERIA O QUÊ?” com o propósito de que o EMISSOR prossiga a frase; acaba-se por confirmar uma SUBORDINADA.

A confirmação de uma SUBSTATIVA será através de um “ISSO ou ISTO” colocado à frente do primeiro VERBO e soando com sentido ao ouvido do RECEPTOR.

“O turista queria ISTO”

Por último deve-se saber se a ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA é OBJETIVA DIRETA, OBJETIVA INDIRETA, COMPLETIVA NOMINAL ou PREDICATIVA.

Se após o VERBO o EMISSOR fizer as seguintes perguntas:

...O QUE? Confirma-se uma OBJETIVA DIRETA: “O turista queria o quê?”

...A QUE; A QUEM; DE QUE? Confirma-se um OBJETIVA INDIRETA: “Os herdeiros se opunham a que?

Como falado anterior, há um CORTE na CONJUNÇÃO, se este CORTE estiver após um SUBSTANTIVO, UM ADJETIVO ou ADVÉRBIO; Confirma-se uma COMPLETIVA NOMINAL: “O Juiz foi favorável a que?

...FASPEC, sigla que significa FICAR, ANDAR, SER, PARECER, ESTAR e CONTINUAR confirmarão uma PREDICATIVA. “O trato ERA que ela permanecesse no hotel”.

Antes do CORTE feito na CONJUNÇÃO é encontrado DOIS-PONTOS, VÍRGULA, TRAVESSÃO, então!? Confirmou-se uma APOSITIVA: “Seu lema era este: que se viva o presente com alegria”.

Antes do CORTE feito na CONJUNÇÃO é encontrado DOIS VERBOS; um auxiliar e outro principal. Confirma-se então, uma AGENTE DA PASSIVA:

Portanto, na frase: “O turista queria que lhe indicassem o melhor hotel”. O que se tem é uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA e que o maior segredo para se analisar estes tipos de ORAÇÕES é simplesmente saber encontrar os VERBOS E CONUNÇÃO da frase.

POR ISAAC SABINO