AS RUNAS

-------------------------------------------------

Sistema de Escritas

 

As runas são símbolos que formam um alfabeto muito antigo, provavelmente criado pelos povos germânicos, e usado para a escrita, profecia e magia.

O código rúnico, que também é conhecido por futhark, palavra formada pelo nome de suas primeiras letras, assim como alfabeto (alpha + beta), espalhou-se da Europa Central e Oriental para a Europa do Norte, Escandinávia, ilhas Britânicas e Islândia, há cerca de quatro mil anos. Foi adotado por diversas culturas, incluindo os vikings, e sofreu modificações de acordo com a necessidade, na Escandinávia, por exemplo, alguns símbolos rúnicos foram deixados de lado e o alfabeto foi reduzido a somente 16 runas.

O antigo alfabeto Rúnico Germânico ou “Elder Futhark” possuía 24 signos e nunca foi usado como língua falada. Foram feitas com linhas retas para que os caracteres tivessem forma apropriada para entalhar na madeira ou na pedra. Sua escrita pode ser feita em ambos os sentidos e não possui letras minúsculas.

O valor místico das runas é tão antigo quanto sua existência, pois desde sua origem são usadas como símbolos mágicos pelos mestres xamanistas das runas para fazer encantamentos, curar doentes, proteger locais sagrados, invocar mortos, etc. Também tinham fundamental importância no uso por adivinhadores para prever o futuro. O método de prever o futuro era bem parecido com o nosso jogo de búzios. Pequenos pedaços de pedras ou madeiras eram marcados com os símbolos runos e lançados em uma plataforma plana coberta ou forrada com pano. O sacerdote selecionava três peças de cada vez e interpretava-os de acordo com os sinais marcados. Cada símbolo possuía uma relação direta com determinado deus, por exemplo: Odin, deus dos deuses; Thor, o pai dos deuses; Tyw, o deus da guerra; Baldur, deus do sol; Freya, deusa da sensualidade, entre outros.

O alfabeto Rúnico foi substituído pelo latino com a cristianização, na Europa central, por volta do século VI e na Escandinávia, no século XI. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Os Sistemas ou Tipos de Escritas.

Os Alfabetos.

____________________

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Imagem: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:iSzbJ5lUS5CBzM