BRIGUE COM AS PALAVRAS

Escrever é um ato solitário e individual, por isso mesmo obedece ao estilo pessoal de quem produz o discurso escrito. Uma coisa é certa: é melhor escrever com observância nos princípios básicos que regem a construção de um bom texto, do que ficar na ignorância e, consequentemente, redigir um texto inadequado do ponto de vista semântico, sintático e estilístico.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM BOM TEXTO

1. Escolha o vocabulário adequado para o tipo de texto que está produzindo. Para descobrir isso pergunte: para quem estou escrevendo? O que estou escrevendo?

2. Cuidado com os chavões, também conhecidos como frases prontas. Isso tira o seu poder de criação e, de quebra, torna sem efeito a originalidade do seu texto. Nada de usar chavão do tipo “Capitalismo selvagem”, “As crianças são o futuro do país”...

3. Preste atenção na coerência e na coesão. Coerência textual é a relação lógica entre as ideias; é o resultado da não-contradição entre as partes do texto. Logo, um texto incoerente não apresenta lógica interna entre os enunciados.

A coesão é uso adequado dos recursos lingüísticos, também conhecidos como mecanismos de coesão textuais, como pronomes, certos advérbios e expressões adverbiais, conjunções, elipses, entre outros.

Perceba, então, que podemos ter um texto bem produzido do ponto de vista da coerência (todas as palavras, frases, idéias estão amarradas e apresentam sentido lógico), porém inapropriado do ponto de vista da coesão, isto é, o emprego incorreto das categorias gramaticais que sugerem conexão, adversidade, adição, alternância e assim por diante. O contrário também pode acontecer. Posso apresentar o texto bem coeso, mas incoerente. Assim, coerência e coesão são faces da mesma moeda. Uma se apóia na outra para costura do teto.

4. Ninguém escreve sobre o que não sabe. Para escrever precisamos de conhecimentos prévios sobre o assunto que vamos narrar, descrever ou dissertar. Daí a importância de termos o contexto e as informações necessárias à formatação do pensamento.

5. Aceite o conselho dos especialistas: leia muito; escreva muito. Não se ensina a escrever. Lembra do estilo individual e do ato solitário da escrita? É você e as palavras que povoam sua cabeça fértil e carregada de informações preciosas. Do contrário, você vai penar muito.

OBSERVE ALGUMAS FRASES MAL CONSTRUÍDAS OU AMBÍGUAS

a) O cachorro do meu vizinho morreu.

b) Comi feijão, batata e arroz e minha amiga também.

c) Adoro Sorvete porque engorda.

d) O brasileiro é pobre porque o Brasil é rico.

Só nos resta uma coisa: brigar com as palavras.