“CERCA DE”, “COISA DE”, “PERTO DE” e “APROXIMADAMENTE”

Erro muito comum na escrita e na fala ocorre com o uso de determinadas expressões. As expressões “cerca de”, “coisa de”, “perto de” e “aproximadamente”, por exemplo, indicam ARREDONDAMENTO, APROXIMAÇÃO, ou seja, NÃO tratam de valores EXATOS ou PRECISOS. Assim é que, quanto maior o número expresso por tais expressões, maior a possibilidade de variação.

Exs.: CERCA DE vinte alunos estiverem presentes na posse do novo diretor. (a expressão indica que poderiam ser 19 ou 21 alunos). / CERCA DE 200 pessoas estavam presentes na cerimônia. (a expressão indica que o total de pessoas realmente presentes pode ser de 195 a 205)

Logo, quando NÃO houver APROXIMAÇÃO, mas número EXATO, PRECISO não se pode dizer ou escrever: “CERCA DE quatro pessoas estavam presentes.” (porque não existem 3,5 nem 4,2 pessoas). / “Vendeu CERCA DE 15 bilhetes”. / “A distância entre eles era de CERCA DE 17 metros.” “Durante sua carreira o professor exerceu APROXIMADAMENTE dez cargos eletivos.”/ ”PERTO DE 12 crianças se acidentaram no parque”.

OBSERVAÇÃO: O único caso de número exato usado corretamente com as expressões aqui referidas dá-se quando as cifras representam um arredondamento de números quebrados. Assim: A inflação poderá subir CERCA DE 8% este ano (o valor poderá ser de 7,8 ou 8,2%, por exemplo). / A intensidade do terremoto no Chile foi de CERCA DE 7 graus na escala Richter (pode ter atingido 6,9 ou 7,1 graus).

David Fares
Enviado por David Fares em 07/05/2010
Código do texto: T2241963
Classificação de conteúdo: seguro