Interpretando o texto "Bons tempos, aqueles!" - Questões 1 a 8
Respostas SUGERIDAS para as questões
(1 a 8) apresentadas sobre o texto (usamos o termo "sugeridas",
uma vez que uma mesma pergunta, em Português, pode permitir
mais de uma resposta possível / aceitável).
Então, vamos lá...
Questão 1 : Relação existente (ou não) entre o título e o texto.
Essa relação somente existirá se a ideologia do autor
for favorável àqueles tempos de escravidão.
Questão 2 : Qual a parte do texto que comprova essa relação entre
título e texto ?
O trecho em que há menção ao carinho da patroinha, o
respeito do patrão, a fartura alimentar e a segurança
(que devem ser entendidos como PONTOS POSITIVOS
DO REGIME DE ESCRAVIDÃO).
Questão 3 : Caso não haja relação entre o título e o texto, que título
seria mais adequado ?
Um momento da escravidão .
Questão 4 : Qual o tema do texto ?
O dia a dia no regime de escravidão.
Questão 5 - Qual a ideia central do tema ?
A escravidão tem seus pontos positivos.
Questão 6 : Classificação do texto :
O texto se enquadra no tipo "Conto" (pela pequena
quantidade de personagens) e, como conto, também
pertenceria ao tipo "Crônica", por mostrar UM DIA no
cotidiano de uma propriedade rural durante a escra-
vidão.
Questão 7 : Informações explícitas no texto (5 itens)
- Cininha era uma menina-moça, de tez brilhante, de
bons costumes.
- Cininha adorava ver flores.
- Cininha era a criada da Sinhazinha.
- Ela era resignada com sua condição de criada.
- Ela adorava o ambiente rural.
Questão 8 : Baseado nas pistas deixadas pelo texto, são INFORMA-
ÇÕES IMPLÍCITAS :
- O fato narrado se passa na época da escravidão.
- As palavras do texto que mantêm relação direta com
essa época da História : casarão, sinhazinha, criada.
-O fato se passa durante a primavera (no trecho que
fala sobre "os campos FLORIDOS".
- O fato ocorre por volta do meio-dia : Há uma passa-
gem no texto que diz que "ela PISAVA A PRÓPRIA
SOMBRA". (isso só ocorre por volta do meio-dia).
Amanhã concluiremos as respostas sugeridas.
Até lá !