QUESTÕES de INTERPRETAÇÃO sobre o texto "O ABRIDOR DE LATAS", com sugestão das respectivas respostas

ROTEIRO DAS QUESTÕES :

1 - O título mantém relação com o texto ?

R = Sim. Comprovação : o trecho "...mas, subitamente, três anos

depois, elas percebveram que faltava o abridor para as latas

de sardinha".

2 - Qual o tema abordado ? (Abrimos um parêntese para destacar

que nossa ideia de definição do tema do texto era outra pare-

cida. Porém, um comentário enviado por um dos nossos leitores

atentos nos fez mudar aquela nossa ideia inicial)

R = A morosidade da justiça em "alguns" países.

3 - Qual a ideia central do tema :

R = Satirizar / ironizar essa demora no andamento dos processos

na justiça ou mostrar o descrédito a que chegou a justiça

em "alguns" países.

4 - Qual o objetivo do texto ?

a - Informar b - Descrever c - Narrar

d - Questionar e - Criticar.

R = opções "c" e "e"

5 - Qual a classificação do texto :

Narração, do tipo fábula (porque está presente a característica

mais importante da fábula : as personagens são animais e estes

animais falam)

6 - Que palavras do texto lhe são desconhecidas ?

(Apesar de ser resposta de caráter pessoal dos alunos, mas a

resposta previsível poderia ser:)

. convescote

. "como um raio"

. "na moita"

7 - Pesquisa dos significados do vocabulário desconhecido :

. convescote : piquenique.

. como um raio : rápido.

. "na moita" : (sentido figurado) às escondidas.

8. Elabore frases diferentes das contidas no texto, empregando o

vocabulário pesquisado.

R = resposta pessoal.

9 - Que palavras nele empregadas não combinam com o texto ?

R = rapidamente, subitamente, de pronto, como um raio, tendo

em vista a lentidão com que os fatos são narrados, pela ler-

deza de suas personagens.

10 - Qual a palavra do texto muito usada na linguagem informal, quando se narra um fato ?

R = A palavra "aí" (referente ao acréscimo ao texto, feito por

nós).

11 - Que palavra do texto sofreu alteração na classificação morfoló-

gica ? e que alteração foi essa ?

R = a palavra "(um) espreguiçar".

Alteração morfológica ocorrida : "espreguiçar", normalmente,

é verbo, porém, no trecho "um espreguiçar", tornou-se subs-

tantivo, visto que, "qualquer palavra precedida de um artigo,

perde sua classificação morfológica original, transformando-

se em substantivo".

12 - Qual a palavra do texto que constitui um vício de linguagem ?

E que vício de linguagem é esse?

R = "legal" (no trecho "que localzinho LEGAL este !").

Classificação do vício de linguagem : Gíria.

13 - Que expressão do texto tanto pode ser entendida no seu sentido

normal como em sentido diferente do normal (sentido figurado)?

R = "Na moita" . 1o. sentido : dentro de vegetação rasteira;

2o. sentido : às escondidas.

14 - Que palavra do texto sofreu algum tipo de alteração, com rela-

ção à reforma ortográfica ?

R = a palavra "idéia" (acentuada indevidamente no texto), que,

antes da reforma, era acentuada (regra do ditongo aberto)

e, pela reforma, deixou de ser acentuada (por ser palavra

paroxítona. Os ditongos abertos -éi, éu, ói - somente serão

acentuados em monossílabos tônicos ou palavras oxítonas).

15 - Qual o total das idades das 5 tartarugas :

R = 4.48O anos (3 tartarugas x 800 anos = 1 tartaruga de

1.200 anos e 1 tartaruga de 880 anos).

16 - Que mau exemplo o texto apresenta ?

R = o não cumprimento da promessa feita à tartaruguinha incum-

bida de buscar o abridor (as mais velhas iam comer, sem sua

autorização, "um pouquinho" dos doces dela).

(Como necessitamos sair neste momento, a questão

17 é : destaque do texto as palavras acentuadas e pesquise a regra

de acentuação respectiva. Em nosso retorno, à tarde, fa-lo-emos)

Abraços.

pedralis
Enviado por pedralis em 18/03/2011
Código do texto: T2855089
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