Sociolinguística e interação

FACULDADE DON DOMÊNICO

ILTON JOSÉ DA SILVA - 19588

SOCIOLINGUÍSTICA E INTERAÇÃO

GUARUJÁ – SP

2011

Atividade apresentada como requisito para obtenção de créditos da disciplina de sociolinguística e interação, sob orientação da Profª. Ma Cláudia Gomes do Nascimento Santos. Do curso de letras da Faculdade Don Domênico.

Até Quando ?

Gabriel O Pensador

Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer

Até quando você vai ficar usando rédea?

Rindo da própria tragédia?

Até quando você vai ficar usando rédea? (Pobre, rico, ou classe média).

Até quando você vai levar cascudo mudo?

Muda, muda essa postura

Até quando você vai ficando mudo?

Muda que o medo é um modo de fazer censura.

Até quando você vai levando?

(Porrada! Porrada!)

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando?

(Porrada! Porrada!)

Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente, seu filho sem escola, seu velho tá sem dente

Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante, você tá sem emprego e a sua filha tá gestante

Você se faz de surdo, não vê que é absurdo, você que é inocente foi preso em flagrante!

É tudo flagrante! É tudo flagrante!

Refrão

A polícia matou o estudante, falou que era bandido, chamou de traficante.

A justiça prendeu o pé-rapado, soltou o deputado... e absolveu os PMs de vigário!

Refrão

A polícia só existe pra manter você na lei, lei do silêncio, lei do mais fraco: ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco.

A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você.

Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.

O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar.

E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar

Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá.

Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar.

Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar.

Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?

Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar.

Escola, esmola!

Favela, cadeia!

Sem terra, enterra!

Sem renda, se renda!

Não! Não!!

Refrão

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.

A gente muda o mundo na mudança da mente.

E quando a mente muda a gente anda pra frente.

E quando a gente manda ninguém manda na gente.

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.

Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada, até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai ficar de saco de pancada?

Até quando você vai levando?

Plano de aula:

Identificação:

Turma: 8º ano

Tema: música de Gabriel o Pensador “ Até Quando?”

Número de aula: 1 aula dupla

Objetivos:

Desenvolver no aluno a capacidade de observação e análise do tema que está sendo proposto.

Apresentar ao aluno uma aula que se possa aprender de forma agradável e diferenciada das aulas costumeiramente ministradas.

Desenvolvimento da aula:

Iniciaremos a aula apresentando a música aos alunos, para que eles possam manter contato auditivo e visual com ela.

A seguir proporemos que eles formem grupos de quatro alunos para que iniciem as análises propostas.

Recursos utilizados para a aula:

Sala de vídeo;

Caderno e lápis;

Texto com a letra da música;

Lousa e giz para posteriores explicações.

Estratégia de leitura:

Orientaremos os alunos que façam a leitura da letra da música em voz alto, em um tom que não atrapalhe os outros grupos.

Representação dos fatores-chave à medida que leem formulam imagens e ideias à elucidação da música proposta.

Proporemos um pequeno questinário, caso haja necessidade, para definirem qual o tema central da música.

Processamento textual:

Os alunos deverão atentar para o texto para que haja uma boa compreensão do tema e uma posterior interpretação de forma a conseguirem identificar a real intensão de seu autor ao compor a letra da música.

Estudo gramatical:

Verificação da concordância nominal e verbal da letra da música;

Identificar a norma que está sendo privilegiada na canção;

Análise da acentuação e da pontuação;

Identificar qual o público que a música pretende atingir utilizando a “norma gramatical” inserida na letra.

Produção de texto:

Após estas análises, orientaremos que os alunos identifiquem se o texto tem características descritivas ou narrativas e criem novo texto pautando-se no anteriomente analisado.

Referência bibliográfica:

<<letras.terra.com.br/gabriel-pensador/>>

Ilton J S
Enviado por Ilton J S em 07/06/2011
Reeditado em 08/06/2011
Código do texto: T3019074
Classificação de conteúdo: seguro