CONCORDÂNCIA VERBAL COM A EXPRESSÃO “UM DOS QUE”

CONCORDÂNCIA VERBAL COM A EXPRESSÃO “UM DOS QUE”

“O insuspeito poeta FERREIRA GULLAR foi um dos que ATACOU a reforma ortográfica” ou é uma frase “O insuspeito poeta FERREIRA GULLAR foi um dos que ATACARAM a reforma ortográfica”. Qual dessas duas frases é a correta.

Ferreira Gullar, poeta brasileiro do primeiríssimo time, em dois artigos brilhantes na ILUSTRADA da Folha de São Paulo, um de 25-9-05, Alguém fala errado?, e outro do dia 09-10-05, O jogo da semântica, no seu jeito direto, defendeu o aprimoramento do ensino da língua e condenou os vários erros que tem lido e ouvido e continua lendo e ouvindo na mídia.

Nos dois artigos citou, dentre outros e de passagem, o problema da concordância verbal quando o sujeito traz a expressão UM DOS QUE. E ele não abre mão: com essa expressão, o verbo deve ir para o plural. Não aceita, como disse lá, “ele foi um dos que fez barulho”.

No entanto, apesar da respeitabilíssima opinião do poeta, quando o sujeito é precedido da expressão UM DOS QUE (mesmo que haja um substantivo no meio da expressão, como em UM DOS POETAS QUE), o verbo pode ficar normalmente no singular ou no plural. Há, de qualquer forma, uma tendência para se optar pelo plural, até por ser mais eufônico.

Os dois usos, no singular ou no plural, têm o respaldo de vários autores e de vários gramáticos. Fiquemos só com os escritores:

“A baronesa era uma das pessoas que mais desconfiavam de nós.” (Machado de Assis)

“Foi uma das primeiras terras de Espanha que recebeu a fé de Cristo.” (Frei Luís de Sousa)

“O reitor foi um dos que mais se importou com a preocupação do homem.” (Júlio Dinis)

Portanto, aceitemos que as duas formas são corretas. Todavia, numa frase como “Ele é um dos meus amigos que trabalha no Rio”, em que o DOS nos passa a mesma idéia contida na palavra DENTRE, parece-nos o singular mais lógico e mais aceitável. Aqui a idéia é ressaltar que dentre meus vários amigos um trabalha no Rio. Ou seja, destaca-se um indivíduo dentre outros. Mas, mesmo aqui, não dá para negar a possibilidade do plural, se a idéia for de que ele é um dos meus amigos que trabalham no Rio. Só repare que, nesse caso, aparece um substantivo no meio da expressão (MEUS AMIGOS). Quando não aparece, conforme já se disse acima, a tendência é usar o plural.

É melhor parar por aqui para não avançar a pormenores que fugiriam à finalidade ligeira dessas explicações.

Referências:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37a. ed, Editora Lucerna, Rio de Janeiro, 2003

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática. 25a ed., Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1984

COSTA, José Maria da. Manual de Redação Profissional. 1a ed., Millenium Editora, Campinas, 2002

LEME, Odilon Soares (Professor Odilon). Linguagem, Literatura, Redação. 1a ed., Editora Ática, São Paulo, 2003

LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 42a ed., José Olyumpio Editora, Rio de Janeiro, 2002

Artigo publicado na revista Língua Portuguesa nº 3, ano I, 2005, da Editora Segmento, quando respondi a uma dúvida do grande locutor esportivo da Rede Globo Cléber Machado sobre esse tipo e concordancia.

Prof. Leo Ricino - 2005

Leo Ricino
Enviado por Leo Ricino em 18/06/2011
Código do texto: T3042212