SOBRE O ADVÉRBIO LATINO “SIC”

Em português, o advérbio latino [SIC] significa “assim”, “desse modo”, “assim mesmo”, “exatamente assim”.

Normalmente esse advérbio latino é visto em declarações em jornais e revistas, onde aparece sempre entre parênteses (sic).

O emprego desse advérbio latino, por seu turno, serve para mostrar ao leitor que "foi justamente desse modo que a pessoa se expressou por mais estranho ou errado que pareça".

Na verdade, o emprego desse advérbio latino acaba tendo tom irônico, sarcástico, pois torna clara a intenção de quem edita o texto de chamar a atenção para uma barbaridade que alguém disse ou escreveu.

Para LUIZ ANTÔNIO SACCONI, tal vocábulo tem por função “demonstrar a fidelidade de uma declaração ou de um trecho transcrito”. Exs.: "O governador anunciou que já não tem vontade própria" (sic). “A república, este sim, é o melhor regime” (sic). [Nossa Gramática, Editora Harbra, 28ª ed., 2004, p. 521].

No conceito de DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, constitui “latinismo que se coloca entre parênteses, após uma palavra ou citação, para indicar que são autênticas, embora erradas ou estranhas”. [Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira, 2ª ed., 1999, p. 374].

David Fares
Enviado por David Fares em 27/06/2011
Reeditado em 27/06/2011
Código do texto: T3059760
Classificação de conteúdo: seguro