FALAR É DIFÍCIL. ESCREVER, NEM SE FALA...

01- Tire esta dúvida:

Quando 'só' é adjetivo, equivale a sozinho e varia em número, ou seja, pode ir para o plural. Mas 'só', como advérbio, quer dizer somente. Aí não se mexe. Veja:

Brigaram e agora vivem sós (sozinhos). Só (somente) um bom diálogo os trará de volta.

02- É comum ouvir no rádio e ver na tv o entrevistado dizer:

O que nos falta são 'subzídios'. Quer dizer, fala com a pronúncia do z. Mas não é: pronuncia-se 'ss'. Portanto, escreva 'subsídio' e pronuncie 'subssídio'.

03- 'Taxar' quer dizer 'tributar', 'fixar preço'.

'Tachar' é 'atribuir defeito', 'acusar.

04- E nunca diga: 'Eu torço para o Flamengo'. Quem torce de verdade, 'torce pelo Flamengo'. (ou faz como eu: torço, misteriosamente, pelo FlaFlu)

04- Todo mundo tem dúvida, mas preste atenção: 50% dos estudantes passaram nos testes finais. Somente 1% terá condições de pagar a mensalidade. Acreditamos que 20% do eleitorado se abstenha de votar nas próximas eleições. Mais exemplos: 10% estão aptos a votar, mas 1% deles preferem fugir das urnas. Quer dizer, concorde com o mais próximo e saiba que essa regra é bastante flexível.(?)

05- 'Um dos que' deixa dúvidas,mas, pela norma culta, devemos pluralizar. Há gramáticos que aceitam o emprego do singular depois dessa expressão: Eu sou um dos que foram admitidos. Sandra é uma das que ouvem rádio.

06- 'Veado' se escreve com e, e não com I.

07- Esse português da gente tem cada uma: 'tem viagem com G e viajem com J' . Tire a dúvida: viagem é o substantivo: A viagem foi boa. Viajem é o verbo: Caso vocês viajem, levem tudo.

08- O prefixo 'vice' sempre se separa por hífen da palavra seguinte: vice-prefeito, vice-governador, vice-reitor, vice-presidente, vice-diretor, etc.

09- Geralmente, se usa o 'x depois da sílaba inicial en': enxaguar, enxame, enxergar, enxaqueca, enxofre, enxada, enxoval, enxugar, etc. Mas cuidado com as exceções: encher e seus derivados (enchimento, enchente, enchido, preencher, etc) e quando -en se junta a um radical iniciado por ch: encharcar (de charco), enchumaçar (de chumaço), enchiqueirar (de chiqueiro), etc.

10- Não adianta teimar: 'chuchu' se escreve mesmo é com 'ch'

11- 'Adentro' é uma palavra só: meteu-se porta adentro. A lua sumiu noite adentro.

12- Não existe 'adiar para depois'. Isso é redundante, porque adiar só pode ser para depois.

13- 'Afim' (juntinho) tem relação com afinidade: gostos afins, palavras afins. 'A fim de' (separado) equivale a para: veio logo a fim de me ver bem vestido.

14- Pode parecer meio estranho, mas pode conjugar o 'verbo aguar' normalmente: eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.

15- 'Centigrama' é uma palavra masculina: dois centigramas.

Nossa língua, nosso maior patrimônio.

Temos o direito de saber e o dever de aprender.

Perdoem-me qualquer lapso.

"Errar é humano.

Permanecer no erro é diabólico.

Perdoar é divino"

(!i!)

Geneci Almeida

27/06/11

Geneci Almeida
Enviado por Geneci Almeida em 27/06/2011
Reeditado em 28/06/2011
Código do texto: T3060167
Classificação de conteúdo: seguro