“SOB” OU “SOBRE” O FUNDAMENTO?

Inicialmente convém assinalar que as preposições [SOB] e [SOBRE] NÃO são sinônimas.

Segundo noticia a última edição eletrônica do renomado Dicionário Houaiss:

[SOB] vem da preposição latina [sub] e significa “por baixo”, “em posição inferior”, “subordinado”, “no interior de”, “no governo de”, além de ser usado para dizer que se está “sob a alçada de”, como nas expressões “sob juramento” e “sob compromisso”.

[SOBRE] tem como origem a preposição latina [super] e significa “por cima”, “em cima”, “na parte superior”, “numa posição superior”, “ao encontro de”, entre outras dezenas de significados.

Assim, o correto, segundo nos ensinam os clássicos, é dizer e escrever SOBRE O FUNDAMENTO. “Sob o fundamento”, dizem eles, é expressão equivocada, não autorizada entre nós.

FUNDAMENTO ou FUNDAÇÃO, por sua vez, é o alicerce, é a base sobre a qual se estabelece a construção, quer em sentido próprio, quer em sentido figurado. Não se justifica ou se explica, pois, a expressão “sob o fundamento”.

Exemplo:

“E desta maneira me esforcei por anunciar o Evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar SOBRE FUNDAMENTO alheio.” (João Ferreira de Almeida, Romanos, 15:20). [destacou-se].

David Fares
Enviado por David Fares em 28/08/2011
Código do texto: T3187219
Classificação de conteúdo: seguro