Reforma Ortográfica:Seus Prós e Seus Contras

A nossa reforma ortográfica reformulada e assinada em 2009 com o nosso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entrará em vigor a partir do dia 1 de Janeiro de 2013,vai fazer grandes mudanças radicais como:

-Hífen

-Acento circunflexo que irá tirar;entre outras grandes mudanças.

Essa iniciativa que o Brasil está fazendo é para tentar "amenizar" o número de analfabetos,melhorar nossa educação,diminuir a evasão escolar e que nosso vocabulário seja "rico",mas quem garante que isso vai aderir em nosso país?

O maior problema disso tudo pe que nosso português tão cobrado e imponente será bem mais complexo para nossas crianças que estão começando a ler e a escrever;principalmente para aquelas que não gostam do nosso próprio idioma.

A dificuldade para interpretar nossaprópria gramática,como fazer uma análise sintática,saber a funçãosemântica que exerce no contexto da oração;obviamente precisaríamos de um reforço maior diante tal gravidade da chamada Língua Portuguesa.

Para nós;jovens e adultos,também não será uma experiência fácil;porque muitas das vezes não sabemos separar a linguagem abreviada contida via internet com a linguagem formal utilizada na nossa língua.

O Brasil,em geral,não está preparado para tais mudanças,por que nossa educação é deficitária,nosso vocabulário não é vasto,"pegamos" palavras simples sem ao menos conhecê-los os sinônimos desses mesmos para aplicá-las em um texto ou,na prova de seleção para uma faculdade,só resta tentarmos,inovarmos com uma nova esperança para que nossos filhos deamanhã não sejam como os filhos de hoje,sem aprender a norma culta da língua.

Thalles Cakan
Enviado por Thalles Cakan em 24/02/2012
Reeditado em 01/05/2014
Código do texto: T3517329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.