O efeito semântico, na publicidade, da palavra SUPERAÇÃO (/super-ação).

Numa de nossas publicações, há pouco tempo,

apresentamos a palavra SUPERAÇÃO (sem hífen) e SUPER-AÇÃO (com

hífen), tendo, ali, destacado que a segunda alternativa (com hífen) "es-

taria" gramaticalmente incorreta, se considerada a regra do emprego do

hífen (só se emprega o hífen em palavras formadas por prefixos termina-

dos em "r" - exs.: super, hiper, inter - se a letra que inicia o segundo ele-

mento começar por "r" ou "h", como é o caso de "super-homem").

Baseado em tal fundamento, não deveria haver

o termo "super-ação" (com hífen). Acontece que este termo COM e

SEM hífen assume sentidos diferentes : SUPERAÇÃO : ATO DE SUPERAR,

SUPER-AÇÃO : AÇÃO DE GRANDES PROPORÇÕES.

Porém, hoje, ao comprar, num mercadinho, uma

determinada marca de sabão em pó, lá estava a palavra SUPERAÇÃO.

Ali, naquela caixa - no que se refere aos recursos da publicidade - tanto caberia o termo SUPERAÇÃO como SUPER-AÇÃO.

Veja por quê : ("por quê" separado e com a-

cento por estar no final de frase)

SUPERAÇÃO : a ser entendido como O FATO DE aquela marca de sabão

em pó CONSEGUIR S U P E R A R, em qualidade, o produto dos concor- rentes;

SUPER-AÇÃO : A AÇÃO FORTE DO PRODUTO NO PROCESSO DE LAVA-

GEM DE ROUPAS.

Achamos tal coincidência interessante, não lhes

parece ?

pedralis
Enviado por pedralis em 25/03/2012
Código do texto: T3574973
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