O efeito semântico, na publicidade, da palavra SUPERAÇÃO (/super-ação).
Numa de nossas publicações, há pouco tempo,
apresentamos a palavra SUPERAÇÃO (sem hífen) e SUPER-AÇÃO (com
hífen), tendo, ali, destacado que a segunda alternativa (com hífen) "es-
taria" gramaticalmente incorreta, se considerada a regra do emprego do
hífen (só se emprega o hífen em palavras formadas por prefixos termina-
dos em "r" - exs.: super, hiper, inter - se a letra que inicia o segundo ele-
mento começar por "r" ou "h", como é o caso de "super-homem").
Baseado em tal fundamento, não deveria haver
o termo "super-ação" (com hífen). Acontece que este termo COM e
SEM hífen assume sentidos diferentes : SUPERAÇÃO : ATO DE SUPERAR,
SUPER-AÇÃO : AÇÃO DE GRANDES PROPORÇÕES.
Porém, hoje, ao comprar, num mercadinho, uma
determinada marca de sabão em pó, lá estava a palavra SUPERAÇÃO.
Ali, naquela caixa - no que se refere aos recursos da publicidade - tanto caberia o termo SUPERAÇÃO como SUPER-AÇÃO.
Veja por quê : ("por quê" separado e com a-
cento por estar no final de frase)
SUPERAÇÃO : a ser entendido como O FATO DE aquela marca de sabão
em pó CONSEGUIR S U P E R A R, em qualidade, o produto dos concor- rentes;
SUPER-AÇÃO : A AÇÃO FORTE DO PRODUTO NO PROCESSO DE LAVA-
GEM DE ROUPAS.
Achamos tal coincidência interessante, não lhes
parece ?