O Gênero das Palavras?Soberano é o Uso

Este assunto,verdadeira balbúrdia,requer livros específicos e dicionários etimológicos. Mas há de se considerar o tal "fantasma":Soberano é o uso.O que ocorre ainda hoje com a palavra trama, ocorreu com a palavra fantasma. Usou-se no feminino: 'Revestiu-se de noite de uma fantasma medonha' (Vieira, Sem.11,267) -' A fantasma arremete' (Mello,F.Apr.42)... -' Fantasmas várias ' (Castilho,Met.275) (Gramática Histórica - Said Ali.)

Hoje A trama ainda nos assusta com O seu fantasma. Trama é feminino, e a balbúrdia tende a se assentar corretamente como tal: SUBSTANTIVO FEMININO. Desta vez é o próprio uso que merece os parabéns.

Dr. Napoleão: ".... A questão do gênero dos substantivos não para nas normas vistas nos parágrafos anteriores; outros fatos há, particulares, que necessitam ser estudados isoladamente. O USO, FATOR SOBERANO DA CONSOLIDAÇÃO DE UMA LÍNGUA E DAS LEIS QUE A REGEM, CONSAGRA CERTAS FORMAS QUE, EMBORA ESQUISITAS, TORNAM-SE COMUM E DE EMPREGO COTIDIANO NA BOCA DO POVO...." ( Gramática Metódica).

Eduardo Carlos Pereira: " Trama é feminino, porém no sentido de enredo, ardil, aparece, ÀS VEZES, como masculino em bons escritores..." (aparece,ÀS VEZES, e NÃO SEMPRE como masculino).

- Às vezes significa que é de uso periódico "(gr.periodikós) 1....2 Que acontece ou aparece com INTERVALOS regulares. 3 Diz-se da obra ou publicação que sai à luz em época fixa...."(Dic.Michaelis).

O USO, FATOR SOBERANO, FATOR PREDOMINANTE, VEM FIXANDO "o" ou "a" trama? Que vemos aparecer ÀS VEZES, ou seja, RARAMENTE nas obras do próprio Rui? "..., para ESSES TRAMAS..., com saber DO TRAMA URDIDO...."

-O uso, FATOR PREDOMINANTE, FATOR SOBERANO, tem fixado "a" trama, e ESTA É A TRAMA QUE O IMPLACÁVEL E SOBERANO USO TRAMA.

-"...assi a tome má [feminino] trama" [feminino] (Camões). O próprio Rui Trama a trama que o USO trama// Rui Barbosa: "...nos conciliábulos DA [f.] TRAMA[f.] FUNESTA[f.]......Esqueceram-se de que ESSA[f] TRAMA[f]... desenlear-se DA[f.] TRAMA[f.] PERIGOSA[f.]... não discuta A[f.] LONGA[f.] TRAMA[f.] TORTUOSA[f.]... poderá descobrir-lhe NA[f.] TRAMA[f.].... DAS[f.] TRAMAS[f.]... em que se urdiu A[F] TRAMA[F]... a tua política, AS[f] TUAS[f.] TRAMAS."[f.]

Consulte suas obras:www.portalsãofrancisco.com.br. e verá que o USO, caro David, FATOR PREDOMINANTE, FATOR SOBERANO, nas obras do próprio Rui Barbosa e demais usuários tem fixado "a" trama:

Drummond: "... A ÚLTIMA TRAMA..."// Quintana:" ... A TRAMA de tão velhos sonhos...."// Vinícius de Moraes:" ... Com seu sorriso e SUAS TRAMAS...."// Cecília Meireles: "... NA TRAMA da minha ausência..."// "... E era o amor UMA OBSCURA TRAMA...."(Chico Buarque).// "... PELA TRAMA babélica..."(Oswald de Andrade).// "... A TRAMA irá opor..." (Guimarães Rosa).// Vamos desvendar A TRAMA? A TRAMA do fantasma soberano é o uso. "O" trama segue o mesmo caminho de trâmuei, e A TRAMA disso obtemos com o vivo e soberano uso: "....Onde te escondes? NA TRAMA das Casimiras?"(Machado de Assis.) -Camões,anterior a ele: "... MÁ TRAMA...."

João Ribeiro: "..., a origem dos gêneros é um problema ideológico que os recursos da linguística nunca chegaram a esclarecer, de tal modo é intrincado, contraditório e obscuro. A interferência de princípios analógicos e fonéticos estabelece verdadeira confusão. Na mesma língua os gêneros variam de uma época a outra: fim era feminino e assim mar na língua antiga; hoje são masculinos, SEGUNDO O USO GERAL." ( Gramática Portuguesa, 22a ed., 1933.)

É fato que ocorreu no latim, que ocorreu e ocorre no grego etc. Isso de certa forma parece ser "os pulmões" das palavras,

E é através do uso geral,fator soberano neste caso dos gêneros das palavras, que vemos fixada pelos séculos "a" trama. É por isso que os dicionários atualmente estão dando exclusivamente "trama,s.f."

Mas não há nada que impeça que em determinada época retorne a balbúrdia nos próprios dicionários.

Bechara: "...INCONSISTÊNCIA DO GÊNERO GRAMATICAL - A distinção do gênero nos substantivos só tem fundamento na tradição FIXADA PELO USO e pela norma;...." ( Gramática Escolar da Língua Portuguesa).

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: " Não se surpreenda agora o leitor quando AFIRMAMOS QUE TRAMA É MASCULINO SOMENTE QUANDO APORTUGUESAMENTO DE 'TRAMWAY' (aportuguesamento que só é visto em dicionários: trâmuei - plural trâmueis - é roupa que assenta bem ao vocábulo estrangeiro).

NOS DEMAIS SENTIDOS NÃO CONSTITUIRÁ OFENSA A NENHUM CLÁSSICO NEM A NENHUM ETIMOLOGISTA DIZER QUE PODEMOS DAR-LHE O GÊNERO FEMININO." (Dic.de Questões Vernáculas,p.37 - 1981-Ed.Caminho Suave.)

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 29/04/2012
Código do texto: T3640390
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.