Chamá-lo-ão O Mais Das Vezes Maquinista

"Quando o verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretérito, teremos a mesóclise, ou seja, a colocação do pronome no meio do verbo, assim:amarei...amár-lo-ei = amá-lo-ei, amarás... amár-lo-ás = amá-lo ás, amará ... amár-lo-á = amá -lo-á, amaremos... amár-lo-amos = amá-lo-emos, amareis... amár-lo-eis = amá-lo-eis, amarão ... amár-lo-ão = amá-lo ão." (www.portalsãofrancisco.com.)

-Logo: Amá-lo-ão o mais das vezes maquinista (e não: Amar-"lhe"-ão "as" mais das vezes).

"Conjugação Pronominal do Verbo Chamar - ........ chamar (pronominal) Futuro do Presente do Indicativo:eu chamá-lo-ei, tu chamá-lo-ás, ele chamá-lo-á, nós chamá-lo-emos, vós chamá-lo-eis,

eles chamá-lo-ão" (Conjugação do Verbo Chamar. Entre outras fontes, esta: www.conjugacao.com.br).

-Conforme temos também corretamente na Bíblia: " ...E chamá-lo-ão pelo nome [de] Emanuel, que traduzido é: Deus conosco". (Mateus 1:23). -"Aquele que cuida em fazer mal, chamá-lo-ão [de] pessoa danosa." (Provérbios 24.)

Logo: Chamá-lo-ão o mais das vezes maquinista = Apelidá-lo-ão o mais das vezes maquinista ( e não: Chamar-"lhe"-ão [apelidar-"lhe"-ão] "as" mais das vezes ).De acordo com a conjugação natural desses verbos e de acordo com a redação normal desta locução.

Doutor Napoleão Mendes de Almeida: " A redação normal é 'o mais das vezes'......"

Dic,Aulete: "Mais...... A maior parte, a maior quantidade: Quase não estudou, pois fica o mais do dia a brincar....."

Dic.Michaelis: "Mais.......A maior porção, o maior número: Viviam o mais do tempo juntas (Machado de Assis)...."

Outros exemplos:

Said Ali: " .... O superlativo intensivo referido ao limite da possibilidade, diz-se antepondo o mais e combinando com o ADVÉRBIO a palavra possível ou uma frase de sentido equivalente: Venha O MAIS depressa POSSÍVEL (ou que puder)...." (Gramática Secundária).

Machado de Assis: "... Ora, todo esse trabalho levava-lhe o melhor e O MAIS DO TEMPO..." ( O Alienista.)// "... O MAIS DO TEMPO é gasto em hortar, jardinar e ler; como bem e não durmo mal......;mas os anos levaram-lhe O MAIS DO ARDOR político e sexual,......De manhã, com a fresca, irei dizendo O MAIS DA MINHA HISTÓRIA e suas pessoas.....Capitu ia agora entrando na alma de minha mãe. Viviam O MAIS DO TEMPO juntas....." ( Dom Casmurro.)// ".... O MAIS DO TEMPO era gasto em ler e reler, compor o Memorial ou rever o composto...." (Esaú e Jacó.)

Machado de Assis (Correspondência): " Agora mesmo estive relendo o seu discurso de entrada no Instituto, como tenho relido O MAIS DO VOLUME [ A MAIOR PORÇÃO, A MAIOR PARTE] dos Escritos e Discursos Literários que V. me enviou,..."

Rui Barbosa: "...Ao que devo, sim, O MAIS DOS FRUTOS do meu trabalho,..." ( Oração Aos Moços).// "... Repartido já O MAIS DA SUPERFÍCIE partilhável do globo..." ( Obras Seletas, Vol. VIII.)

Gregório de Matos: "...Gastam nisto O MAIS DO TEMPO,..." ( O Burgo).

Aluísio de Azevedo: "...Todo o meu desejo é livrá-lo O MAIS depressa POSSÍVEL!..." (Casa de Pensão).

José de Alencar: "...em volta do candeeiro, que alumiava a tarefa noturna. O MAIS DAS VEZES solitárias;..." ( Senhora)// "...Rara vez sentava-se o diretor; O MAIS DO TEMPO levava a andar de um a outro lado da sala em passo moderado..." ( Como e Porque Sou Romancista).

Alberto de Oliveira: "...O MAIS DAS VEZES quando aparece é maltrapilho e vulgar".(Google.)

Muitas Vozes - CAIS DE POEMAS usuários. cultura.com.br _ fg02. htm: "... estamos todos nós cheios de vozes que O MAIS DAS VEZES mal cabem em nossa voz...." (Idem.)

"Antagonices (Google): O MAIS DAS VEZES...Não digo que não existam coisas difíceis de entender. Palavras rebuscadas; frases intrincadas, onde tropeçamos sem querer.Mas O MAIS DAS VEZES são as conversas a perderem-se pelo caminho, como quem morre sem lá chegar porque o destino não chama.O MAIS DAS VEZES são as conversas que se cruzam....O MAIS DAS VEZES são palavras mascaradas, que fingem ser isto quando não passam daquilo. Palavras que saem do coração, O MAIS DAS VEZES." ( O MAIS DAS VEZES... obloguedasantagonices. blogspot.com/2011/08/o-mais-das-vezes.html ).

Ariano Suassuna: "Passam o dia folgando, O MAIS DA NOITE passavam,......,... o mais discretamente possível,..." (A Pedra....)

Academia Brasileira de Letras - Interna www. academia.org.br.: "... Eça lhes proporcionou, uma lembrança perdurável, que se transferiu, O MAIS DAS VEZES, para o texto escrito e que ficou transferido a nós...."

Camilo Castelo Branco: "...e passavam O MAIS DO TEMPO na Relação...."( A Brasileira de Prazins).

Vinícius de Morais: "...deve ser feito relativamente à educação do meu jovem Rio, que acaba de completar quatrocentos janeiros, mas que O MAIS DAS VEZES porta-se como se tivesse quarenta...." ( Prosa).// "... De cada dez palavras, não sabia o significado de três ou quatro. É verdade que eram, O MAIS DAS VEZES, palavras eruditas, de conteúdo científico e - bolas! - eu não sou cientista nem nada..." (Prosa).

Dr,Napoleão: " -A redação normal é 'o mais das vezes', onde mais está empregado de maneira neutra, substantivamente, como se fosse 'o máximo', 'o maior número', 'a maior porção.'

Na expressão 'o mais das vezes', mais significa 'o maior número', 'a maior porção': 'Vivam o mais [ o maior número, a maior porção] do tempo juntas.' -'Passei o mais [o maior número, a maior porção] da tarde repousando.' " (Dic.de Questões Vernáculas,pág. 213 - 1981).

" [Pergunta | Resposta] O mais das vezes:

[Pergunta] Julgava que a maneira correta de dizer era «o mais das vezes», com o significado de «a maior parte das vezes». No entanto, tenho ouvido pessoas que considero cultas dizer «as mais das vezes»...Qual é a vossa opinião?

Maria Ana Relvas :: :: Lisboa, Portugal:

[Resposta] Com alguma frequência, a intuição linguística, se assim podemos dizer, dos utentes de uma língua guia-os até à forma mais lógica e mais correta, sem necessidade de grande reflexão sobre a palavra ou expressão a usar. Era o seu caso, prezada consulente, ao usar, e muito bem, «o mais das vezes» no sentido que lhe atribui. Dizemos, por exemplo, «Passo o mais da minha vida a trabalhar», e não «Passo a mais da minha vida...».

Diz Napoleão Mendes de Almeida (in "Dicionário de Questões Vernáculas") que mais, nestes casos, « é empregado de maneira neutra, substantivamente, como se fosse 'o máximo','o maior número','a maior porção'».

O MAIS DAS VEZES terão razão essas pessoas cultas..." ( Ciberdúvidas da Língua Portuguesa -www.ciberduvidas.com).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 14/05/2012
Código do texto: T3667414
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.