Estão de "Sacconagem" Com a Língua

-" ISTO EM MÃOS pusera " ( Canções e Elegias - Camões ).

-"CARTA EM MÃOS pusera."

-"CARTA EM MÃOS entregara."

- Onde está o erro dessas orações?

E destas?

-O rei ínclito [= ilustre] me PÕE a chave NAS MÃOS.

-O rei ínclito [= ilustre] me PÕE a carta NAS MÃOS.

"...Me PÕE o ínclito [= o ilustre] Rei NAS MÃOS a chave...." ( Os Lusíadas - Camões.) - "...Me PÕE o ínclito[= o ilustre] carteiro NAS MÃOS a carta...."

-Onde está o erro, Sacconi? Que erro há nessas ou em outras expressões afins,Adriano? Vocês estão de "Sacconagem" com a língua.

-" Em tempo: Não é só o gramático e dicionarista LUIZ ANTONIO SACCONI que 'rejeita' a expressão 'EM MÃOS'. O notável filólogo e gramático ADRIANO DA GAMA KURY também o faz expressamente: 'Manda-se uma carta "em mão" ou "em mãos"? - O correto é "em mão", redução de "em mão própria'". (1.000 Perguntas de Português, Editora Rio, 1ª ed., 1983, p. 168).

Clarice Lispector - FELICIDADE CLANDESTINA (conto): "... em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos ENTREGAVA EM MÃOS um cartão-postal da loja do pai...."

Américo Paz - Aqui está a prova que o nosso motorista entregou EM sua casa(=EM seu domicílio) EM 13 de junho de...Fazemos entregas EM São Paulo(e não "a" São Paulo). Guimarães,entregue a carta do Pedro EM MÃOS.Na volta entregue as compras do Carlos EM seu domicílio(=em sua casa) EM MÃOS (Texto 2831322 - 06/03/2011).

-" E, para concluir nosso despretensioso entendimento, trazemos o que nos ensina o renomado Prof. DILSON CATARINO: "Pronto, chefe. Já entreguei a carta a ele em mãos." Essa é uma frase cujo erro poucos notarão. Já descobriu qual é ele? É a expressão "em mãos". As palavras que se escrevem (em geral abreviadamente: E. M.) no sobrescrito de carta cuja entrega ao respectivo destinatário se confia a um particular, e não aos Correios, não são "em mãos", e sim "em mão", no singular. Também se pode dizer "em mão própria". A frase apresentada, portanto, deve ser corrigida assim: "Pronto, chefe. Já entreguei a carta a ele em mão."

-A mim fica evidente: Estão de "Sacconagem" com a língua. É necessário PÔ-LA (ENTREGÁ-LA) EM MÃOS d'artistas, uma vez que NÃO HÁ ERRO ALGUM nas orações: " Já entreguei a carta a ele EM MÃO." -" Já entreguei a carta a ele EM MÃOS."

-"...trazia-lhe uma carta para deixar EM MÃO segura."( Antonica da Silva - Joaquim Manuel de Macedo.)

"... E tomando a carta ou relatório que recebera DAS MÃOS do próprio Germiano,..." ( Mulheres de Mantilha - Joaquim Manuel de Macedo.)

Machado de Assis: "TROUXE EM MÃO própria ao Rubião uma carta que viera na mala para ele...."

Guimarães Rosa (Primeiras Histórias):"....A carta, que ele TRAZIA, para me [mim] EM MÃOS,..."

Raquel de Quieroz -" ... Era uma carta vinda EM MÃO própria da sua terra, explicou o moço...." ( Um Caso Obscuro.)

Clarice Lispector - FELICIDADE CLANDESTINA (conto): "... em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos ENTREGAVA EM MÃOS um cartão-postal da loja do pai...."

DIC.CALDAS AULETE ,5a edição: " Entregar,v.tr. pôr (alguma coisa) NAS MÃOS e posse de outrem: Depois o honesto magistrado entregou o selo a el-rei (Alexandre Herculano.)...."

-É necessário (pôr) entregar a carta EM MÃOS.....

-É necessário pôr o dinheiro EM MÃOS d'artista.

-É necessário pôr a nota EM MÃOS d'artista.

-"......É necessário PÔ-LA EM MÃOS d'artistas,...." (Eça de Queiroz - Os Maias - Segundo Livro.)

Guimarães Rosa (Primeiras Histórias):"....A carta, que ele TRAZIA, para me [mim] EM MÃOS,..."

" São Paulo, 7 de setembro de 2002...........NA CARTA, QUE ME FOI ENTREGUE EM MÃOS ...". (Senador José Alencar.)

-É necessário pôr [entregar] a carta EM MÃOS d'artista. = É necessário pô-la [entregá-la,colocá-la] EM MÃOS d'artista.

-"...ponho EM tuas MÃOS o meu destino,..." ( O Ermitão do Muquém -Aluísio de Azevedo.)

- ...ponho EM tuas MÃOS o meu dinheiro. ( Onde está o erro? )

-"... entregou-lhe NAS MÃOS um rico tacape... " (O Ermitão do Muquém -Aluísio de Azevedo.)

- ... entregou-lhe NAS MÃOS uma rica carta... (Onde está o erro?) - Logo, ponho [=entrego] EM MÃOS o meu dinheiro, conforme o exemplo de Aluísio de Azevedo: "... ponho EM (tuas) MÃOS o meu destino...."

- Quer entregar (=pôr) a sua carta nas minhas mãos?

-"- Queres pôr a tua honra nas minhas mãos?.........../...Tinha ou não Alves posto a sua honra nas mãos dele e do Carvalho?" ( Alves E Cia - Eça de Queiroz.)

- Tinha ou não Alves posto [entregue] a sua carta NAS MÃOS dele? -Tinha ou não Alves entregue [posto] o dinheiro NAS MÃOS dele?

-Venho pôr NAS suas MÃOS a narração de uma carta.

-"Venho pôr NAS suas MÃOS a narração de um caso..." ( Mistério da Estrada de Sintra - Eça de Queiroz.)

Antônio Vieira: "........podeis ENTREGAR A ALMA segura NAS MÃOS do Padre,....." (Vieira - História do Futuro - 1664)

E se escrevermos: Pode ENTREGAR A CARTA [segura] NAS MÃOS do destinatário,conforme o exemplo de Vieira?

O carteiro continuou ENTREGANDO-LHES NAS MÃOS A CARTA, conforme o exemplo de Rui Barbosa: ."....ENTREGANDO-LHES NAS MÃOS O INSTRUMENTO."

E qualquer um que ouvir a explicação verá que Pasquale corretamente abona as duas formas. Ele porém se equivoca ao dizer que os dicionários só davam " em mão " , o que é também facilmente desmentido. Haja vista [veja] a data dos textos abaixo:

Camões: "....E eu, como inocente que estou neste caso, isto EM MÃOS PUSERA...." (Canções e Elegias - 1628.) ( E se ao invés de "isto" escrevermos "carta", ficará errado? - Carta EM MÃOS PUSERA -Carta EM MÃOS ENTREGARA.)

24/04/1860: "... . Não traz endereçamento ou envelope, o que se explica, pois foi levado EM MÃOS por um escravo....// .....-".... Acho que o enviou EM MÃOS, e não pelo Correio..........." ( Original: Coleção Carlos Lopes Abreu, Vila Nova de Famalicão, Portugal....) Coleção Afrânio Peixoto Academia Brasileira de Letras www. academia.com.br.

Dic.Morais, p. 1458: " Mão, s.f. ....// EM MÃO, ao próprio, tratando-se de pagar ou de entregar alguma coisa."

ENC.DELTA LAROUSSE, pág. 2430: "entrega,s.f. Ato pelo qual SE PÕE [= SE ENTREGA] alguma coisa EM MÃOS de alguém...."

Dic. Didático de Português, p.609, 2a ed. 1998 (UNESP): "Mão,s.f.... em mão ( em mãos ), escrito abreviadamente E.M. sobre a correspondência, que não manda pelo correio, mas se entrega pessoalmente."

Guia de Uso do Português, páginas 283 e 284, 2003 Ed.UNESP. Maria Helena de Moura Neves: " em mão, em mãos - São formas variantes para significar 'diretamente', 'sem intermediários'. A SEGUNDA FORMA É MUITO MAIS USUAL (80%).

- Dá um jeito de selar o escrito, e passa-o ao jovem, com a recomendação de ir entregá-lo EM MÃO, nos Castra Peregrina (PRO).

- No dia seguinte (...). Albagli teria sua resposta - o próprio relatório mencionado por Portella, entregue EM MÃOS.(VEJ.)"

Dic. Houaiss Em m.(s) 1. Palavras usadas no subscrito de cartas que, em vez de mandadas pelo correio, são para ser entregues pessoalmente a quem vão endereçadas (abrevia-se E.M.).

Dic.Melhoramentos,pág.678, 5a edição, 1969: " EM MÃOS: Palavras que se põem no sobrescrito das cartas cuja entrega é feita por alguém que nos presta este favor..." - DIC MICHAELIS 2000: "... EM MÃOS: palavras que se põem no sobrescrito das cartas cuja entrega é feita por alguém que nos presta esse favor."

Minidicionário Espanhol Português,p.262, 18a edição,Editora Ática, 2003: " mano,s.f. 1.Mão.............2..........EM MANO. EM MÃOS...."

Dic. Português Latim, Francisco Torrinha, p. 740: " Mão, f. ...// Tomar, receber NAS MÃOS: sumere IN MANUS, accipere manibus, Cic ......"

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA, GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA: ".... Seguem-se,na ordem alfabética,algumas das abreviaturas mais usadas: .... E.M. em mãos."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 24/05/2012
Reeditado em 24/04/2013
Código do texto: T3685969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.