Nada Justifica A Expressão Copo "Com" Água

Dr.Napoleão Mendes de Almeida: " Copo d'água - CORRETO é o emprego da preposição 'de' em expressões como 'uma xícara DE café', 'um copo D'água', 'uma garrafa DE cerveja'. NÃO HÁ MOTIVOS QUE EXIJAM A CONSTRUÇÃO, 'um saco com açúcar', 'uma caixa com fósforo', 'um copo com água', 'uma garrafa com cerveja', 'uma barrica com pinga', 'Quantas carolas com vinho o senhor quer?', 'A senhora deseja um cálice com licor ou um copo com água mineral?' DESSAS BIZANTINICES [esquisitices. Futilidades ] são culpados os que aos fatos do idioma preferem os eflúvios [as exalações] da própria cachola" [da própria cabeça]. ( Dic.de Questões Vernáculas,p.68, ed.Caminho Suave, 1981.)

Said Ali: " Copa e Copo - Em linguagem hodierna [moderna] servimo-nos geralmente da forma masculina para designar o vaso de beber...... Em port. ant. usava-se do feminino copa com a significação de 'taça',...... Exemplos de copo no masculino, a par de copa, aparecem no séc.XVI, e tornam-se mais frequentes dessa época em diante" (Gramática Histórica).

Observe que os muitos exemplos dados por Said são todos escritos com a preposição DE, e isso ANTERIOR ao século XVI: "....- 'Tinha huma copa D'OURO de bordas largas' ( G.Corr.1,99)."

Tinha um copo d'ouro ( e não: Tinha um copo "com" ouro).É óbvio que se alguém, antes do século XVI e posterior a ele, tinha um copo d'ouro [na época:"huma copa d'ouro"], algo já era aí bebido [ "numa copa d'ouro"] num copo d´ouro.

Cegalla: " Metonímia:..... o continente pelo conteúdo: Tomar uma taça de vinho...." ( Nov.Gramática,p.442).

Vitório Bergo, em Erros e Dúvidas de Linguagem (Editora Lar Católico,1959): " Copo de água – Expressão correta.É caso de metonímia, em que se emprega o continente pelo conteúdo. Há quem procure, pretensiosamente, corrigir a frase, dizendo copo com água. Isto não significa a mesma coisa, pois desta maneira se daria a medida da água, expressa pela preposição de. Comparem-se os exemplos seguintes. "Ele tomou duas garrafas de cerveja". – "Desperdiçou-se um frasco de essência."– "Fabricam por dia doze vidros de loção". – "comem semanalmente seis latas de marmelada". – Ninguém substituiria de pela preposição com em tais frases, nas quais está expressa a medida da substância. Pela mesma razão é que se diz: Tomei um copo de água. Tomar um copo com água seria desastroso..."

Desta vez até os fraquíssimos,como Vitório Bergo etc, estão corretos.Por isso peça sempre um copo DE água ou um copo D'água. Beba sempre um copo DE água ou um copo D'água. Sirva sempre um copo D'água ou um copo DE água. Machado de Assis:"...UM COPO D' ÁGUA: é uso antigo,...."//...Lygia Fagundes Telles:"...baixou a bandeja e deixou na minha frente o copo DE chope.........e mergulhou a ponta do guardanapo de papel no copo D'água...." ( O Menino e O Velho).

Novo Testamento: " E qualquer que tiver dado só que seja UM COPO DE ÁGUA fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão" ( Mateus 10:42 ).

"Metonímia: Contentor pelo conteúdo: -Bebeu um copo DE água. Ninguém 'bebe' um copo, mas sim a bebida que está nele.

Beberam apenas uma taça DE champanha? Ninguém bebe uma taça, mas sim a bebida que está nela." ( No Google: Metonímia - Wikipédia, a enciclopédia livre).

Dic.Caldas Aulete,5a edição,p.943: " COPO, s.m. vaso para beber, ordinariamente sem asa e de forma cilíndrica ou alargando para as bordas./ (Jogo) Vaso de couro ou de outra matéria, em forma de copo, dentro do qual se mexem os dados antes de se lançarem.// O CONTEÚDO DE UM COPO: Bebeu três copos DE vinho...."

"Aurélio de Figueiredo ...pinta, então, alguns de seus melhores trabalhos, como O COPO D'ÁGUA (1894)...;"

Ana Almeida ( Crônica ) - 14/12/2010: "O copo d'água."

Machado de Assis: "...Capitu.... E insistia em que pedisse com boa cara, mas assim como quem pede UM COPO DE ÁGUA a pessoa que tem obrigação de o trazer...." ( Dom Casmurro.)

Machado de Assis: "...deves agradecer-lhe o obséquio com um discurso cheio de gratidão e UM COPO D' ÁGUA: é uso antigo,...." ( Teoria do Medalhão - Papéis Avulsos).

Machado de Assis: "...Trazia-lhe um copo DE geleia..." ( Iaiá Garcia).

Machado de Assis: ".... recebeu a xícara DE café,..." ( A Mão e a Luva.) "....Batista aceitou UMA XÍCARA DE CAFÉ que o médico lhe ofereceu...." ( Ressurreição) "...Via o pai bebendo a xícara DE café...// .....entre DUAS XÍCARAS DE CHÁ..." ( Iaiá Garcia) "...CAPÍTULO CXXXVI

A XÍCARA DE CAFÉ..." ( Dom Casmurro) "...A sua ceia limitava-se a UMA XÍCARA DE CHOCOLATE que o criado lhe dava..."( Contos Fluminenses).

Machado de Assis: "...já a inveja lhe deitava NA TAÇA UMA GOTA DE VENENO ;.." ( Helena) "...e a sua taça de gratidão estava cheia..." ( Iaiá Garcia) "...alguns quiseram fazer-lhe amargar a taça DO poder..." ( A Semana)

Camilo C.Branco: " ... e forçavam-no a beber copos DE aguardente..." ( A Brasileira de Prazins) "...não entorne com o nariz o copo DE vinho..." ( Coisas Que Só Eu Sei ) "... Dão-me os senhores um copo DE água,..." ( Os Brilhantes do Brasileiro ).

Euclides da Cunha: "...é para o matuto sequioso um copo D'água cristalina e pura..." ( Os Sertões ).

Mircea Eliade em Portugal (1940-1944): "...Durante aqueles cinco minutos de espera engoli sem fôlego um copo DE água:...."

Eça de Queiroz: "...E enquanto se despia, depois de beber aos goles um copo D'água com bicarbonato de soda,.....//....entrou na cozinha a enxugar um largo copo DE vinho,...// ...deitou duas fartas colheradas num copo D'água da Bica-Velha,...//...O escudeiro vergava, com a luzente bandeja de prata, carregada de copos DE sangria onde boiavam rodelinhas de limão....//...Grita ai no corredor que me tragam um copo D'água bem fresca do Poço Velho..." ( A Ilustre Casa de Ramires ).

José de Alencar: "...donde se precipitava um arroio da largura de um copo DE água..." ( O Guarani).

"Rubem Braga escrevia crônicas como quem bebia um copo DE água." ( Uma Noite Com Rubem Braga - O Estado de São Paulo - 1993).

Carlos Drummond: "...O verdadeiro smart calçava botina de botões para comparecer todo liró ao copo D'água,..." ( Crônica - Antigamente) "... Copo D' água no sereno..." ( Boitempo I e II).

Cecília Meireles: "...... e o copo D'água ficar CHEIO DE vinho..." (Edmundo, o Céptico ).

Clarice Lispector: "...Levei-a para casa, coloquei-a num copo D'água,..." ( Felicidade Clandestina).

Graciliano Ramos: "....Se tivesse um copo DE água, tudo se arranjaria...." ( Memórias do Cárcere, Vol.II).

Carlos Drummond: "..."No Quintana's Bar,sou assíduo cliente.É um bar que não é bar,é um bar diferente.Nele bebo sequer copo D'água gelada."

Guimarães Rosa: "....A felicidade é o cheio de um copo de se beber meio-por-meio" (Do conto Dão-Lalalão ).

Velho Testamento: "E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça DE água" ( juízes 6;38 ).

Novo Testamento: " Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo DE água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão" ( Marcos 9:41 ).

Júlio Ribeiro ( A Carne ): "...A todo o momento eram copos DE leite quente, copos DE garapa, café, doces, frutas..../...Levantava-se cedo, tomava um copo DE leite quente,.../...tomou um copo DE leite,.../...Vá buscar um copo D'água.../...deixando intactos o copo DE leite e a xícara DE café.../...bebeu um copo CHEIO..../..."

E se de fato "a preposição de implica plenitude: um copo D'água, isto é, cheio D'água" [ T3597111 ] , idem " Recordações do Escrivão Isaías Caminha" de Lima Barreto: "...Tendo o Floc e o Oliveira cessado de falar, alguém perguntou-lhe: - Dr. Lobo, como é certo: um copo D’água ou um copo com água? O gramático descansou a pena, tirou o pince-nez de aros de ouro, cruzou os braços em cima da mesa e disse com pachorra e solenidade: - Conforme: Se se tratar de um copo cheio, é um copo D’água; se não estiver perfeitamente cheio, um copo COM água. Explanou exemplos, mas não pôde levá-los à dezena, pois alguém apontou na porta, o que mereceu uma exclamação do Aires d’Ávila: o Veiga!...."

Ora, dr.Lobo, então nos explique também esta de Machado: " Era um copo CHEIO d'água. " -Se a expressão "um copo D'água" significasse de fato "um copo CHEIO d'água", por que Machado de Assis escreveria: "Era um copo CHEIO d'água" ? Velho Testamento (Salmos 73:10): "Por isso o povo dele volta aqui, e águas DE COPO CHEIO se lhes espremem"."

Se com água for muito difícil,"Lobinho",tente nos explicar esta de Álvares de Azevedo: "...Esvaziou o copo CHEIO de vinho,..."

Eis outras: "...Um copo CHEIO DE sanguessugas...." ( Fernando Pessoa).//"...sustentando um copo CHEIO DE cravos amarelos..." ( Eça de Queiroz).

Que tal agora "um copo CHEIO de lágrimas para saciar-lhe a sede?"( Os dois Amores - Joaquim Manuel de Macedo.) Só que lágrimas também não são compostas de água?

Júlio Ribeiro ( Gramática Portuguesa.Exemplar 1925.São Paulo...,1881): " De. A preposição de ( do latim de, que primitivamente exprimia a descida e depois o afastamento em geral) indica: 1).......11) a matéria, ou constituinte, ou componente, ou CONTEÚDO, ex.: .... Cálix DE licor. -Copo DE vinho."

Carlos Eduardo Pereira ( Gramática Histórica 9a ed., 1935): " Com. A preposição com do latim cum, traz a ideia geral de ajuntamento, e indica as seguintes relações: 1........7a CONTEÚDO: Copo com água ( cf.[=conforme] copo d' água), barril com vinho ( cf.[=conforme] barril de vinho)...."

Dic.Caldas Aulete,5a ed., p.898: " Conforme, adj. QUE TEM A MESMA FORMA; SEMELHANTE, ANÁLOGO, IDÊNTICO. ' Cópia conforme [= idêntica] ao original...."

Logo,dr.Lobo, copo "com" água significa o mesmo que copo "de" água ou copo "d' água", uma vez que conforme [cf.] é sinônimo de idêntico. NÃO HÁ PORTANTO NADA QUE POSSA JUSTIFICAR A EXPRESSÃO copo "com" água.

Mas veja só o que temos na mesma obra: A Semana: ".... Era expor um copo CHEIO d'água ao sereno,.../... a maior parte das pessoas, não podendo sacudir fora as crenças de meninice, não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo COM água e ovo.../... e quantos copos DE chá bebias diariamente,..."

Daí procuramos copo "com" água no Dic.Melhoramentos,5a ed., no Dic.Michaelis 2000 e encontramos: " Copo ... C.-d'água: a) reunião em que se oferecem bebidas e doces;..." ( Idem no Michaelis on ).

O Caldas Aulete on também nos dá:" Copo 1... 2... 3. Por metonímia, o conteúdo de um copo: Bebeu dois copos DE leite."

- Não encontramos nesses dicionários as expressões copo "com" água, mas sim "copo D'água", "copos DE leite", "copos DE vinho".

-".... Bebeu três copos DE vinho " ( Dic.Caldas Aulete,5a ed., p.943). -Dic.Michaelis on: " de prep.[lat.de]......13........Um copo DE água.......23 Conteúdo: Canecão DE cerveja...."

Posto isso, agora podemos corrigir Machado de Assis com o próprio Machado de Assis, com os dicionários e com este exemplo de Carlos Drummond: "... Copo D' água no sereno..." ( Boitempo I e II). Ou melhor ainda, Eça de Queiroz ( A Ilustre Casa de Ramirez):"...depois de beber aos goles UM COPO D' ÁGUA COM BICARBONATO...."

Você já colocou um copo D' água COM ovo no sereno? E um copo CHEIO d' água COM ovo? Nunca coloquei nem MEIO copo d' água com ovo no sereno.

- " Na taça uma gota DE veneno." ("....não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo COM água e ovo...") -Na taça uma gota DE veneno COM ovo ("... não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo D' água COM ovo...." [ Machado:"... e quantos copos DE chá bebias diariamente,..."] -E quantos copos DE chá COM ovo João bebe diariamente? -E quem teria coragem de tomar um copo d'água com ovo? ). Se pegarmos o exemplo do Caldas 5a edição,teremos:

- "Bebeu três copos DE vinho."

- "Bebeu três copos DE vinho COM ovo.

- Michaelis e Melhoramentos: "copo D'água", "copos DE leite."

- Bebeu três copos DE leite COM ovo. -Bebeu um copo D'água COM ovo. Logo, "... não punham gamelas vazias ao sereno, mas um copo D'água com ovo...."

Agora também podemos cortar o pescoço do Lobo com o Machado. E quantos copos DE chá COM ovo não bebiam diariamente? E quantos copos d'água com ovo não bebiam!

João, ao contrário, até bebia um copo CHEIO de chá com ovo, depois bebia um copo CHEIO d'água.Mas um copo CHEIO d'água com ovo não bebia; na verdade,dr.Lobo,nem MEIO copo d'água com ovo ele bebia (" e consumia o terceiro copo DE água gelada...." José de Alencar - Lucíola). Machado de Assis logo perguntou: " Era um copo CHEIO d'água? " -E assim finalizou: "... UM COPO D' ÁGUA: é uso antigo,..."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 12/06/2012
Reeditado em 13/06/2012
Código do texto: T3720398
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.