AS CLASSES DE PALAVRAS

---------------------------------------------------------------------

 

Conforme a função que exercem, podemos agrupar todas as palavras da língua portuguesa em dez classes:

Substantivo – dá nomes aos seres em geral. São substantivos: nomes de coisas, pessoas, animais, vegetais e lugares. Nomes de estados, ações, qualidades, tomadas como seres. Divide-se em: próprio, comum, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo. Varia em número, gênero e grau.

Adjetivo – modifica, caracteriza o substantivo, indicando atributo, estado ou modo de ser. Divide-se em: explicativo e restritivo. Varia em número, gênero e grau.

Artigo – precede o substantivo, determinando-o de modo vago ou preciso, indicando o gênero e o número. Divide-se em: definido e indefinido. Varia em número e gênero.

Pronome – substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o a uma das pessoas do discurso.  Divide-se em: pessoal, possessivo, demonstrativo, indefinido, interrogativo e relativo. Varia em número, gênero e pessoa.

Numeral – indica a quantidade exata de seres, ou a posição que o ser ocupa numa série. Podem-se usar individualmente, com o valor de substantivo (três e dois são cinco) ou como adjetivos, isto é junto de um substantivo (dois álbuns). Divide-se em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Pode variar em número e gênero.

Verbo – O verbo que denota ação, estado, ou fenômeno. É a parte da oração mais rica em variações ou acidentes gramaticais.

Esses acidentes gramaticais fazem que ele mude de forma para exprimir cinco idéias: voz, modo, tempo, número e pessoa. Divide-se em: regular, irregular, defectivo, na voz ativa, na voz passiva e na voz reflexiva. Varia em número, pessoa, tempo, modo e voz.

Advérbio – modifica o verbo, o adjetivo ou um outro advérbio, exprimindo uma circunstância. Divide-se em: de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de afirmação, de negação e de dúvida. A grande maioria não varia. Alguns podem variar em grau.

Preposição – relaciona dois termos de uma oração, o que torna o segundo dependente do primeiro. Divide-se em: essencial e acidental. Não varia.

Conjunção – liga duas orações ou dois termos da oração que exerçam a mesma função. Divide-se em: coordenativa e subordinativa. Não varia.

Interjeição – exprime sentimentos e emoções instantâneas. Valem por frases inteiras. Não varia. ®Sérgio.

____________________

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me. Só enriquecerá o texto.

Agradeço a visita e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 12/06/2012
Reeditado em 16/06/2012
Código do texto: T3721087