Na Reforma Ortográfica Lemos:"Copo D'Água Já Consagrada Pelo Uso"

" Formulário Ortográfico:O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa terá por base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa da Academia das Ciências de Lisboa, edição de 1940, consoante a sugestão do Sr. Ministro da Educação e Saúde, aprovada unanimemente pela Academia Brasileira de Letras, em 29 de janeiro de 1942. Para a sua organização se obedecerá rigorosamente aos itens seguintes:.............APÓSTROFO

44. Limita-se o emprego do apóstrofo aos seguintes casos:...

3.º - Indicar a supressão da vogal, JÁ CONSAGRADA PELO USO, em certas palavras compostas ligadas pela preposição de: COPO D'ÁGUA, (planta; lanche), galinha-d’água, mãe-d’água, olho-d’água, paud’água (árvore; ébrio), pau-d’alho, pau-d’arco, etc."

Novo Acordo Ortográfico ( 2009/ 2012 ): " Emprega-se o apóstrofo para assinalar, no interior de certos compostos, a elisão do e

da preposição de, em combinação com substantivos:borda-d’água , cobra-d’água,COPO D'ÁGUA,estre-la-d’alva, galinha-d’água,mãe-d’água, pau-d’água, pau-d’alho, pau-d’arco, pau-d’óleo."

Carlos Drummond: "... Tudo é simples diante de um copo DE água...." (O Avesso das Coisas).

Carlos Eduardo Pereira ( Gramática Histórica 9a ed., 1935): " Com. A preposição com do latim cum, traz a ideia geral de ajuntamento, e indica as seguintes relações: 1........7a CONTEÚDO: Copo com água ( cf.[=conforme] copo d' água), barril com vinho ( cf.[=conforme] barril de vinho)...." Dic.Caldas Aulete,5a ed., p.898: " Conforme, adj. QUE TEM A MESMA FORMA; SEMELHANTE, ANÁLOGO, IDÊNTICO. ' Cópia conforme [= idêntica] ao original...."

NADA JUSTIFICA A EXPRESSÃO ERRADA E ILÍCITA: PEDIR UM COPO "com" ÁGUA. E exemplos da expressão correta "COPO D'ÁGUA, JÁ CONSAGRADA PELO USO", não nos faltam: Machado de Assis: "...Trazia-lhe um copo DE geleia..." ( Iaiá Garcia). // Logo: Trazia-lhe um copo DE água ou um copo D'água.(Américo Paz)// Camilo Castelo Branco:"... Dão-me os senhores um copo DE água,..." ( Os Brilhantes do Brasileiro ).// Eça de Queiroz: "...Grita aí no corredor que me tragam um copo D'água bem fresca do Poço Velho..." ( A Ilustre Casa de Ramires ).// Júlio Ribeiro: "...Vá buscar um copo D'água..." ( A Carne).//Gonçalves Dias: "... trazei-nos depois um copo DE água. ...//... PAULA (com um copo DE água)...//...Quando levei aos lábios aquele copo DE água....( Leonor Mendonça).// Aluísio de Azevedo: "...Vou tomar um copo D’água enquanto esperamos...." ( O Cortiço ).// Gilberto Gil: "TRAGA-ME UM COPO D'ÁGUA, tenho sede// E essa sede pode me matar. MINHA GARGANTA PEDE UM POUCO D'ÁGUA."

... dicas úteis do Cassão (www. cassão. eti. br/ portal): ".... Poucas pessoas teimam em dizer 'copo com água', 'xícara com café'; 'litro com leite'.... O CORRETO, portanto, é: Bia pediu um copo DE água, uma xícara DE café e um litro DE leite."

Said Ali:"Copa e Copo-Em linguagem hodierna[moderna]servimo-nos geralmente da forma masculina para designar o vaso de beber...Em port.ant.usava-se do feminino copa com a significação de 'taça':Exemplos de copo no masculino,a par de copa,aparecem no séc.XVI, e tornam-se mais frequentes dessa época em diante"(Gramática Histórica).

Observe que os muitos exemplos dados por Said são todos escritos com a preposição DE, e isso ANTERIOR ao século XVI:"-'Tinha huma copa D'OURO de bordas largas'(G.Corr.1,99)."

Tinha um copo d'ouro (e não: Tinha um copo "com" ouro).É óbvio que se alguém,antes do séc. XVI e posterior a ele,tinha um copo d'ouro [na época:"huma copa d'ouro"],algo já era aí bebido["numa copa d'ouro"] num copo d´ouro ( e não: " numa copa[=num copo] com ouro").

Cegalla:"Metonímia:...o continente pelo conteúdo:Tomar uma taça de vinho...(Nov.Gramática,p.442).

Vitório Bergo,em Erros e Dúvidas de Linguagem (Editora Lar Católico,1959):"Copo de água?Expressão correta.É caso de metonímia,em que se emprega o continente pelo conteúdo. Há quem procure,pretensiosamente,corrigir a frase,dizendo copo com água.Isto não significa a mesma coisa,pois desta maneira se daria a medida da água,expressa pela preposição de.Comparem-se os exemplos seguintes."Ele tomou duas garrafas de cerveja". "Desperdiçou-se um frasco de essência."?"Fabricam por dia doze vidros de loção".?"comem semanalmente seis latas de marmelada".Ninguém substituiria de pela preposição com em tais frases,nas quais está expressa a medida da substância.Pela mesma razão é que se diz:Tomei um copo de água.Tomar um copo com água seria desastroso..."

Desta vez até os fraquíssimos, como Vitório Bergo etc,estão corretos.Por isso peça sempre um copo DE água ou um copo D'água. Beba sempre um copo DE água ou um copo D'água.Sirva sempre um copo D'água ou um copo DE água.

Lygia Fagundes Telles:"baixou a bandeja e deixou na minha frente o copo DE chope...e mergulhou a ponta do guardanapo de papel no copo D'água"(O Menino e O Velho).// Rui Barbosa: "...Há coisas colossais nesses seios submarinos, que não vêm à tona, esqualos de garganta fantástica, tubarões capazes de engolir um fornecimento, um par de na­vios, ou um caminho de ferro, como O COMUM DOS HUMANOS INGERE UM COPO D'ÁGUA...." ( Obras Seletas ). // Evanildo Bechara: "...."Tem gente fazendo tempestade em copo d'água...." ( Entrevista: Folha de São Paulo).

Machado de Assis:"...UM COPO D' ÁGUA:é uso antigo,..." ( Teoria do Medalhão - Conto).

Dr.Napoleão Mendes de Almeida: " Copo d'água - CORRETO é o emprego da preposição 'de' em expressões como 'uma xícara DE café', 'um copo D'água', 'uma garrafa DE cerveja'. NÃO HÁ MOTIVOS QUE EXIJAM A CONSTRUÇÃO, 'um saco com açúcar', 'uma caixa com fósforo', 'um copo com água', 'uma garrafa com cerveja', 'uma barrica com pinga', 'Quantas carolas com vinho o senhor quer?', 'A senhora deseja um cálice com licor ou um copo com água mineral?' DESSAS BIZANTINICES [esquisitices. Futilidades ] são culpados os que aos fatos do idioma preferem os eflúvios [as exalações] da própria cachola" [da própria cabeça]. ( Dic.de Questões Vernáculas,p.68, ed.Caminho Suave, 1981.)

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 13/06/2012
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T3722165
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.