Interrogando Corretamente: Que é Isto Rapaz?

" ....– Que é?......- Que queres tu? ...— Que mala?....— O quê? Outra paixão? fez Luísa rindo......" (O Primo Basílio - Eça de Queiroz).

-Que? Que faz aí esse "o" antes do que?

Doutor Napoleão, Gramática Metódica: "Interrogativos: São assim chamados que, quem,qual e quanto, quando participantes de orações interrogativas: 'Que horas são?' -'Que hora é?' -'Quem disse?' -'Qual homem isso conseguirá?' -'Quantos soldados devemos mandar?' -'Quanto queres?'...............................................

Não constitui construção sintaticamente legítima o emprego da forma 'o que' como pronome interrogativo, embora comum no linguajar do povo e, mais ainda,encontrado em bons escritores. O que sois? (Gonç, Dias) -O que será padre? (Garrett) -O que te fez, meu filho? (Odorico Mendes) -O que será feito de frei Timóteo? (Alex. Herculano) -O que fariam eles? (Latino Coelho) -O que era isto? (Castilho) -O que são sílabas? (Aulete).

Também o espanhol luta com o popular interrogativo 'el que'.

Não é construção legítima, porque o 'o' ( ou o 'el' espanhol) nenhuma função sintática fica exercendo na oração, emprega-se somente quando estritamente necessário para a eufonia, o que se dá quando o 'que' vem depois do verbo: 'Fez ele o quê?' -'Mandarias o quê?'

Iniciando a oração o 'que', mais castiçamente, deverá vir desacompanhado do 'o', porque neste caso é sintática e eufonicamente inútil: 'Que queres?' -'Que há?' -'Que?!' "

Gil Vicente: " Que coisa é esta?... Que?... E também cá zombais?.......Que? Que? Que? Assim lhe vai?!...Que sinal foi esse tal?....Que quereis?......E os dinheiros mal levados, que foi da satisfação?......Que é isso, padre?! Que vai lá?...Que diz?" ( Auto da Barca do Inferno.)

Júlio Ribeiro: ".... - Que teria Lenita?......que havia ele de fazer?.....- Que foi que atirou, D, Lenita? perguntou a mulata.....- Que é isto, minha senhora; que é isto, Lenita?.....Que é que tem? perguntou surpreso o coronel......- Que moléstias?.....- Fez? Que é que me fez você?....Que mais?....Que tinha isso?....- Que é isto? perguntou......" (A Carne ).

Camilo Castelo Branco ( Amor de Perdição): "...- Que lucra em o saber?....- Que lhe faz saber isso?.....- Que hei de eu responder-lhe, meu pai? - balbuciou ela.....- Que tens, minha filha? ..... Que quer?....-- Que fará a estas horas por aqui?!.....- Pois então que medo tens?......Que partido tem uma espada contra dois homens e duas pistolas? "....// - Que tens, Elisa ?! .....- Que te importa?.... Que mal te fizemos nós ?" (Coisas Que Só Eu Sei) // "- E vocês o que fazem por cá?" ( Amor e Perdição.)

-Por acaso há quem escreve tais bobagens: "O" que mal te fizemos? O correto e natural não é: Que mal te fizemos?

"O" que idade você tem? O natural e correto não é: Que idade você tem? Logo, " e vocês que fazem por cá?" (Camilo.) -"Que? Outra paixão?" (Eça.)

Camões: "......Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?...." ( Os Lusíadas).

-QUANDO INTERROGATIVO, conforme nos ensina corretamente o DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA, "... INICIANDO A ORAÇÃO, O 'QUE', MAIS CASTIÇAMENTE,DEVERÁ VIR DESACOMPANHADO DO 'O', PORQUE NESTE CASO É SINTÁTICA E EUFONICAMENTE INÚTIL."

-Logo, interrogando corretamente: Quid novi? ( Latim ) Que há de novo? ( Português ).Os interrogativos da língua portuguesa são que,quem,qual,quanto, QUANDO PARTICIPANTES DE ORAÇÕES INTERROGATIVAS: Que é cacofonia? Que é isto rapaz?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 28/07/2012
Código do texto: T3802016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.