Quid Novi? Que Há de Novo?

João Ribeiro: " Omite-se ( o artigo o ) antes do que interrogativo. Que é isto? Que é ciência? -e não - o que é isto? O que é a ciência?

É uso clássico, mas não o de hoje em Portugal nem no Brasil." (Gramática Portuguesa: Curso Superior. 22a edição..., 1933.)

E quem é João Ribeiro? (Juntamente com Júlio Ribeiro) João Ribeiro é apontado como um dos melhores gramáticos pelo dr.Napoleão Mendes de Almeida, qualquer um pode confirmar isso lendo atentamente a Gramática Metódica do dr.Napoleão.

Porém não estamos medindo nem avaliando competências ou quaisquer outras coisas de quem quer que seja, mas tão somente analisando o real sentido de se empregar "o" antes de "que", quando este é INTERROGATIVO: Que é isto? Que há de novo? São interrogações corretas e fortes por si mesmas.

Dic.Michaelis on: "que 2 pron interrog subst (lat quid) 1 Qual coisa? Quais coisas?: Que quer o senhor? De que precisa? (Pode vir acompanhado do pronome expletivo o: O que é? O que tem você?)...."

Que significa a palavra expletivo? " Expletivo (conforme o próprio Michaelis) adj (lat expletivu) 1. Redundante 2. Que serve para preencher ou completar. 3 Gram Diz-se das palavras que se empregam para dar mais força, mais realce ou energia à expressão, mas que se podem suprimir sem alterar o sentido. sm O mesmo que expletiva."

E que significa redundante? Dic.Michaelis: " Redundante

adj m+f (de redundar) 1 Que redunda. 2 Em que há redundância. 3 Superabundante, supérfluo, excessivo. 4 Pleonástico. Antôn (acepção 4): conciso."

" SUPÉRFLUO, EXCESSIVO," logo " SINTÁTICA E EUFONICAMENTE INÚTIL." Ensinar como faz o Michaelis on "...(Pode vir acompanhado do pronome expletivo o: O que é? O que tem você?) ..." é totalmente nocivo. " Expletivo ....3 Gram Diz-se das palavras que se empregam para dar mais força, mais realce ou energia à expressão, mas que se podem suprimir sem alterar o sentido " (Dic.Michaelis).

Expletivo temos nestas expressões: Manhã clara! Que manhã clara! Vida amarga! Que vida amarga! Aqui temos o emprego expletivo deste "que" dando real força, realçando mais e dando mais energia à expressão: Que manhã clara! Que vida amarga! "..., mas que podem ser supridos sem alterar o sentido."

Já o artigo "o" antes do interrogativo "que" trabalha exatamente ao contrário, pois, além de "SUPÉRFLUO,EXCESSIVO,INÚTIL," tira a beleza e a força da expressão.E o que é pior,realça apenas o erro da sintaxe.

-Doutor Napoleão, Gramática Metódica: "Interrogativos: São assim chamados que, quem,qual e quanto, quando participantes de orações interrogativas: 'Que horas são?' -'Que hora é?' -'Quem disse?' -'Qual homem isso conseguirá?' -'Quantos soldados devemos mandar?' -'Quanto queres?'...............................................

Não constitui construção sintaticamente legítima o emprego da forma 'o que' como pronome interrogativo, embora comum no linguajar do povo e, mais ainda,encontrado em bons escritores. O que sois? (Gonç, Dias) -O que será padre? (Garrett) -O que te fez, meu filho? (Odorico Mendes) -O que será feito de frei Timóteo? (Alex. Herculano) -O que fariam eles? (Latino Coelho) -O que era isto? (Castilho) -O que são sílabas? (Aulete).

Também o espanhol luta com o popular interrogativo 'el que'.

Não é construção legítima, porque o 'o' ( ou o 'el' espanhol) nenhuma função sintática fica exercendo na oração, emprega-se somente quando estritamente necessário para a eufonia, o que se dá quando o 'que' vem depois do verbo: 'Fez ele o quê?' -'Mandarias o quê?'

Iniciando a oração o 'que', mais castiçamente, deverá vir desacompanhado do 'o', porque neste caso é sintática e eufonicamente inútil: 'Que queres?' -'Que há?' -'Que?!' "

Conclusão: Não existe o interrogativo "o que" na língua portuguesa, e sim que, somente "que" quando interrogativo:".... Que é isto, que tu fazes ao povo?..." (Êxodo 18:14). E assim: Que é isto, que ele faz ao povo? -Que é isto, que ele está fazendo ao povo? -Se eliminarmos "que é isto", que teremos? A resposta correta sempre virá com o interrogativo que, "que" somente, e não "o" que: Que tu fazes? Que ele faz? Que ele está fazendo?//-Que tu fazes ao povo? - Que ele faz ao povo? -Que ele está fazendo [ao povo] ? - Conforme nos ensina corretamente o Dr.Napoleão, quando INTERROGATIVO, ".... INICIANDO a oração o 'que', mais castiçamente, deverá vir desacompanhado do 'o', porque neste caso é sintática e eufonicamente inútil: 'Que queres?' -'Que há?' -'Que?!' "

E assim corretamente e com total vigor, temos: "Que sois?"

-"Que será padre?" -"Que te fez, meu filho?" -Que será feito de frei Timóteo?" -"Que fariam eles?" -"Que era isto?" -"Que são sílabas?"

Conforme os exemplos de Camões: "......Que famas lhe prometerás? Que histórias? Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?...." ( Os Lusíadas).

Gil Vicente: " Que coisa é esta?... Que?... E também cá zombais?.......Que? Que? Que? Assim lhe vai?!...Que sinal foi esse tal?....Que quereis?......E os dinheiros mal levados, que foi da satisfação?......Que é isso, padre?! Que vai lá?...Que diz?" ( Auto da Barca do Inferno.)

Vieira (Sermão da Epifania): ".....Que diz o evangelista? .... Mas que será dos pobres e miseráveis índios, que são a presa e os despojos de toda esta guerra? Que será dos cristãos? Que será dos catecúmenos? Que será dos gentios? Que será dos pais, das mulheres, dos filhos, e de todo o sexo e idade?.....Que mulher, que filho, e que dragão é este?.... Que causas serão estas?........"

E do próprio Machado, quando não se desvirtua: Machado de Assis: "... Que é isso? perguntou Félix .... Que é isso? disse uma voz estranha. que é isso para quem já abraçou uma serpente? ...... que é mais da imaginação que da realidade?......Mas que é a vida senão uma combinação de astros e poços, enlevos e precipícios? ( Ressurreição)//// "....— Bem; se a Sociedade Protetora dos Animais não protege o cão nem o burro, o que é que protege?....." ( Crônica - Bons Dias).

-O certo é escrever: Que é cacofonia? ( E não: ["O"] Que é cacofonia? "...; se a Sociedade Protetora dos Animais não protege o cão nem o burro, que é que protege?...." -É verdade que muitos bons gramáticos abonam e muitos escritores de peso escrevem normalmente: "O" que é isto? "O" que é cacofonia? Entretanto, que função exerce aí na oração este "o"? Quais são mesmos os interrogativos da língua portuguesa?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 03/08/2012
Reeditado em 04/08/2012
Código do texto: T3812287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.