Todo e Todo o ( Said X Cegollas )

Laudelino Freire: "O todo, quando se lhe pospõe o artigo (todo o) significa a inteireza de uma coisa, reservando-se a todo, sem o artigo, a significação de cada, qualquer, ou o total de muitas. No primeiro caso indica-se o todo físico, o todo lógico, por inteiro; no segundo, a coleção ou totalidade........"

Em outras palavras, Laudelino Freire, Damião de Góis,Silveira Bueno,Júlio Nogueira,Édison de Oliveira,Antonio Henriques,Maria Margarida de Andrade etc ensinam esta BOBAGEM.

Professor Francisko Filho sites.google.com: TODO MUNDO e TODO O MUNDO:

1º. Emprega-se geralmente o artigo definido “o” depois da palavra todo ou toda , se tiver o significado de inteiro ou inteira:

Seu vasto coração abriga todo o colégio. = o colégio inteiro.

Todo o prédio foi vasculhado. = o prédio inteiro.

Comeu todo o bolo e bebeu todo o refrigerante = o bolo e o refrigerante inteiros.

2º. Se omitirmos o artigo depois das palavras todo e toda, essas passam a ter o significado de qualquer.

Todo dia é Dia das mães, da Mulher, dos pais e também do homem (Todo dia = qualquer dia).

Toda pessoa pobre sonha com dias melhores (toda pessoa pobre = qualquer pessoa pobre).

Todo sapato que ela vê quer comprar. (Todo sapato = qualquer sapato)

Caldas Aulete on: "(to.do) [ô] a. 1. A que não falta parte alguma; COMPLETO; INTEIRO; TOTAL: Toda a empresa compareceu: Falou toda a verdade // pr.indef. 2. Qualquer, cada: O desconto na passagem será concedido a todo estudante [NOTA.:NO PL. O USO DO ARTIGO É NECESSÁRIO: O desconto será concedido a todos os estudantes.] (aulete.uol.com.br ).

A contradição fica evidente, Aulete on: " Todo .... =Qualquer... todo estudante" (= Qualquer estudante). ESCRITO SEM ARTIGO.

Caldas Aulete, 5a EDIÇÃO, 1969,pág. 3985: " Todo.... // Qualquer, seja qual for, cada ( e neste caso pode-se usar tanto no plural como no singular): todo o homem é mortal; todos os homens são mortais; toda a classe de crimes; todas as classes de crimes....." ESCRITO COM ARTIGO: "todo o homem (= qualquer homem)...; toda a classe (= qualquer classe)....

A contradição é patente, e a minha posição ficou clara, basta confirmar o que escrevi no segundo parágrafo:... BOBAGEM, e agora acrescento:Tal distinção sobre (=além de) gratuita é totalmente infundada.

Said X Cegollas: Cegalla (Novíssima Gramática): " todo -Modernamente, costuma-se distinguir todo (=cada, qualquer) e todo o (=inteiro, completo): Li todo o livro (=o livro todo ou inteiro). Lia todo livro... (=cada ou qualquer livro)." - QUEM RECORRIA A ESTE SEGUNDO PROCESSO, OU SEJA, QUEM EXCLUÍA O ARTIGO QUANDO TODO SIGNIFICAVA QUALQUER ERA O PORTUGUÊS ANTIGO, entendeu Cegalla?

Said (Gramática Secundária): "... O PORTUGUÊS ANTIGO RECORRIA FREQUENTEMENTE A ESTE SEGUNDO PROCESSO; MAS OS ESCRITORES MODERNOS, PRINCIPALMENTE DOS SEISCENTISTAS PARA CÁ, REVELAM A TENDÊNCIA DE MANTER O ARTIGO...."

Vasco Botelho de Amaral: " Pode-se afirmar que a tendência geral é para a posposição do artigo, norma hoje INCONTESTAVELMENTE predominante."

Lello Universal ( De acordo com a Delta Larousse), pág.1035: " Todo (ô) adj. e pron. indef. (lat. totus). Exprime a universalidade das partes que constituem um conjunto; todos os homens. Diz-se de uma coisa, considerada na sua totalidade: trabalhar todo o dia. CADA, QUALQUER (NESTE CASO PODE-SE USAR TANTO NO SINGULAR COMO NO PLURAL) toda a planta cresce; todo o homem é religioso....."

Said Ali (Gramática Secundária): "Nomeando-se o indivíduo pela espécie inteira, o singular pelo plural, persiste o emprego do artigo, e é lógico que continue a usar-se o artigo quando se diga todo o leitor por todos os leitores, toda a ofensa por todas as ofensas. Mas designando-se o indivíduo pela espécie, confunde-se o conceito do número singular com o de qualquer indivíduo. Todo parece então sinônimo de qualquer, que exclui o emprego do artigo e daí a linguagem todo leitor, toda ofensa.MAS OS ESCRITORES MODERNOS, PRINCIPALMENTE DOS SEISCENTISTAS PARA CÁ, REVELAM A TENDÊNCIA DE MANTER O ARTIGO:

Todo o homem neste mundo deseja melhorar de lugar (Vieira).... Todo o ministro enquanto não cai é grande (Herculano)...................

NÃO PODE PRIVAR-SE DO ARTIGO O ADJETIVO SUBSTANTIVADO QUANDO SE LHE ANTEPÕE A PALAVRA TODO, EMBORA ESTE VOCÁBULO TENHA O VALOR DE 'QUALQUER': Todo o pobre [=qualquer pobre] receberá esmola. -Todo o cativo [=qualquer cativo] que levava punha consigo à mesa. -Todo o preguiçoso [=qualquer preguiçoso] gosta de levantar-se tarde....."

- Para finalizar, ouçamos o professor dos professores. Qual será a sua posição? Posso adiantá-la: Dr.Napoleão X Cegollas.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 13/08/2012
Código do texto: T3828353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.