BRAZUCA?
                                   Sérgio Martins Pandolfo*
     
      O
nome da bola da Copa do Mundo de 2014 já teria sido definido por meio de “enquete que contabilizou mais de um milhão de votos”, segundo anúncio oficial do ex-jogador Cafu, que participou da conquista de dois títulos mundiais pela seleção “canarinho” e seria, pasmem, “Brazuca”! A opção “Brazuca” teria recebido mais de 70% dos votos, segundo Cafu, de acordo com o anúncio “oficial” durante um programa da TV Globo, e teria suplantado as outras duas opções: “Bossa Nova” e “Carnavalesca”. De nossa parte queremos deixar claro não termos sido consultados, nem sequer informados, de tal “enquete”. O nome da bola já está conhecido, mas não seu design, bem como a data do lançamento, completou o craque bicampeão.

     De acordo com o comunicado oficial divulgado pela FIFA, “brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do País. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol. Orgulho, senhores “fifanos”? Orgulho de termos sido esbulhados quanto à grafia da “nossa” bola? Os brasileiros podem até utilizar informalmente esse termo, não a espúria grafação. Que falta está a fazer o ex-presidente Jânio Quadros, que era filólogo e lexicólogo. Mandaria logo um bilhetinho para os “fifanos” e seus acólitos daqui. Isso é um inaceitável desprimor pela lusa língua que temos como oficial e única no País. Gostaríamos de saber qual a justificativa deste z, se Brasil se escreve com s e desde pequeno se aprende que s entre vogais tem som de z. E não se venha com a escusa furada de que Brasil, para “uso externo” se grafa com z. A jabulani, bola da Copa da África do Sul, tomou esse nome de uma das línguas nativas oficiais do País, o zulu, apesar de o inglês, também oficial por lá ser, seguramente, a mais falada delas.
    Senhores “fifanos” e “coianos” (do Comitê Olímpico Internacional – COI) a “presidenta” já achincalhou bastante a “última flor do Lácio”. Onde estão os “guardiões da Lei” que nada fazem contra mais esse escárnio à nossa Carta Magna cidadã, que em seu art.13 diz ser a língua portuguesa o idioma oficial da nação brasileira? Isso é um desserviço ao País e à Língua Portuguesa. Senhores organizadores da Copa Mundial 2014, vamos valorizar este que é um dos mais belos, ricos e bem estruturados idiomas em curso neste rotundo globo terreal! Ainda é tempo de corrigir o que não está de todo oficializado. Brasuca sim, com s de soberania, como grafado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP, publicado pela Academia Brasileira de Letras.
   Brazuca cala tão mal como o nefando “paraoara” (vote! – os parauaras da gema se arrepiam), que volta e meia vemos na mídia local, em graúdas letras, inclusive com o declarado propósito de estimular o parauarismo do povo deste setentrional torrão brasílico de glórias tantas e tamanhas! 

Ao alto bandeira brasileira formada de maniva (verde), pimenta de cheiro (amarelo), açaí (azul) e feijão da colônia (a faixa transversal clara), elementos da terra parauara, com a estrela sobreposta à faixa, representativa do Estado do Pará.
------------------------------------
*Médico e escritor. ABRAMES/SOBRAMES
sergio.serpan@gmail.com - serpan@amazon.com.br
www.sergiopandolfo.com

                                                
Sérgio Pandolfo
Enviado por Sérgio Pandolfo em 04/09/2012
Reeditado em 04/09/2012
Código do texto: T3864368
Classificação de conteúdo: seguro