Tem de Ser Assim,Não é Machado?

"O objeto indireto é sempre regido de preposição, clara ou implícita: 1) A preposição está implícita nos pronomes adjetivos indiretos (átonos) me, ti, se, lhe, vos, nos, lhes: obedece-me (=a mim)....." (Cegalla -Novíssima Gramática,pág.267).

"Capitu deu-me as costas." -Pergunte sempre a este verbo: Deu-me o quê? Ou: Que é que me deu? Capitu deu-me o quê? -As costas. Capitu deu as costas a quem? Me = a mim:Objeto indireto - caso dativo.

"Capitu deu à luz A Caim", conforme corretamente lemos no Velho Testamento:"... e ela concebeu e deu à luz A Caim."

Capitu deu o quê? -À luz. Capitu deu à luz a quem? -A Caim:Objeto indireto - caso dativo. É óbvio que quem dá à luz a um filho primogênito (Lucas 2:7 -Tradução de João Pereira de Almeida), pode também perfeita e corretamente dá à luz A (filhos) gêmeos; dá à luz A trigêmeos etc. -Dar à luz A quem?

Dr.Napoleão (Gramática Latina,pág.21): -"Na frase: 'Ele me obedece' o me é objeto indireto, porque constitui complemento de um verbo transitivo indireto."

-Pegando carona com o dr.Napoleão: -Minha mãe me deu à luz - o "me" é objeto indireto e "à luz" é objeto direto preposicionado, porque constitui complemento de um verbo "transitivo-relativo", ou seja, de um verbo transitivo "direto-indireto" ou "bitransitivo."

Na expressão -" Minha mãe ME deu À LUZ" -O ME TEM DE SER OBJETO DIRETO OU INDIRETO.Logo o verbo dar não pode ser e de fato não é intransitivo. -Dar o quê? -A quem?

Ora, homens sem ciência, refiro-me a alguns dicionários,revisores etc. SE O "ME SERVE DE OBJETO DIRETO OU INDIRETO E VALE O MESMO QUE A MIM", como é possível ensinar publicamente de maneira errada que o verbo dar é intransitivo? Dar é verbo transitivo.

Dic.Michaelis on: "... T.-relativo, Gram: diz-se do verbo de predicação incompleta que exige dois objetos, um direto e outro indireto. A N.G.B. aboliu essa designação. Sendo transitivo, não importa que tenha o verbo dois objetos, um direto, outro indireto. Nesse caso considera-o simplesmente transitivo."

O VERBO DAR É "BITRANSITIVO", OU SE PREFERIR: DAR É VERBO DUPLAMENTE TRANSITIVO, LOGO NÃO PODE SER E DE FATO NÃO É INTRANSITIVO. Verbo intransitivo é o que NÃO EXIGE nenhum complemento: O pássaro voa, a chuva cai etc.

É óbvio que o verbo dar também NÃO PODE ser transitivo "direto-direto" NEM TÃO POUCO transitivo "indireto-indireto."

O verbo dar,meus amigos, É TRANSITIVO "DIRETO-INDIRETO." (Faça sempre esta pergunta a ele: dar o quê? [E achará o complemento direto.] -Dar A quem? [E achará o complemento indireto]

Sacconi (Gramática Em Tempo de Comunicação):"....Está praticamente comprovado: -quem dá, dá alguma coisa a alguém."

A expressão correta é "dar à luz", SEMPRE COM CRASE, conforme o Dic.Michaelis, Caldas, Verbos e Regimes (F.Fernandes) etc.

Dic.Caldas,5a edição,pág.2641: "Mim, flexão do pronome eu quando precedido de preposição: Será tudo quanto te fique de mim(Camilo). Não podes ir sem mim. [Precedido da prep.com,diz-se COMigo].F.lat.Mihi."

Dic.Folha Webster's,pág.309: " mim/ 'mi/ oblique pron... (object of a prep.) me, myself. a mim mesmo........"

Gramática Latina,pág.22,n., Dr.Napoleão: "Ele me é favorável = Ele é favorável a mim........... (Já na pág.20)..... Concluímos daí que o verbo DAR é de predicação DUPLAMENTE incompleta, pois exige não apenas um, mas DOIS COMPLEMENTOS: um para especificar a coisa dada, outro para determinar a pessoa a quem a coisa foi dada:Dei quinhentos cruzeiros a Pedro."

-Dei o quê ou que é que dei? -Algo.

-Dei algo A quem? -A Pedro:Objeto indireto - dativo.

Gênesis 30:19: "E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho." -Deu o quê? -Um sexto filho. -Deu um sexto filho a quem? -A Jacó.

-Deu à luz o feto. -Deu o quê? -O feto.

-Deu o feto a quem? -À luz (à vida, ao mundo).

Isaías 26:18: "Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, porém demos à luz o vento....."

Thiago 1:15: "Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado..." ( Idem).

-"V.intransitivo -dar à luz o feto." -Ora, isso sim é absurdo. O verbo dar é transitivo "direto-indireto", transitivo -"relativo" -"bitransitivo" (=duas vezes transitivo): dar o quê? - A quem?

Dr.Semana (Machado de Assis -www.portalsãofrancisco -CAPÍTULO III DO DATIVO): "Aos verbos confiar, DAR... SE AJUNTA DATIVO [objeto indireto], QUE SIGNIFICA PESSOA, A QUEM SE CONFIA, [ a quem se ] DÁ......."

Gênesis 4: "... deu à luz A Caim..." -Deu o quê? -À luz: obj. dir. preposicionado. -Deu à luz A quem? -A Caim:obj.indir. - dativo.

-"Dar à luz o feto." -Dar o feto A quem? À luz (à vida, ao mundo). Dar A quem? Tem de ser assim: "Capitu deu-me as costas." -Pergunte sempre a este verbo: Deu-me o quê? Ou: Que é que me deu? Capitu deu-me o quê? -As costas. Capitu deu as costas a quem? Me = a mim:Objeto indireto - caso dativo.

Capitu deu-me à luz.-Capitu deu à luz A quem? Tem de ser assim, não é Machado? Como se diz comum e corretamente: Tem necessidade QUE ser assim ou tem necessidade DE ser assim? Tem obrigação QUE ser assim ou tem obrigação DE ser assim? Não há por que ficar de "Becharices" com a língua.

Lisboa -"Se quer ainda uma boa gramática, se não a melhor, recomendamos a do professor brasileiro Napoleão Mendes de Almeida, GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA " (F.V.P. da Fonseca. Boletim Mensal da Sociedade de Língua Portuguesa).

Sou sardinha, confesso, "mihi studendum est gramaticae - Tenho (necessidade,obrigação) de estudar gramática". Mas no mar da comunicação internacional,portanto,no mar das palavras,veículo condutor das ideias, sei distinguir um autêntico "Tubarão."

As lições do professor Napoleão nos oferecem credibilidade; seu método nos oferece vontade de querer aprender, e a certeza de que vou escrever afligido por dúvidas, mas " de dúvidas só estão libertos os ignorantes " (dr. Napoleão).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 08/09/2012
Código do texto: T3871553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.