Ao Invés de (=Ao Contrário de).Em Vez de (=Em Lugar de)

Machado: "...: em vez de (=em lugar de) concentração, dispersão...."

Dic.Melhoramentos: ".... AO INVÉS DE (= AO CONTRÁRIO DE) tenho 'a' pedir-lhe, tenho 'que' pedir-lhe, deve-se dizer tenho 'de' pedir-lhe...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida (Dic.de Questões Vernáculas, 1981): " Ao invés de -É necessário distinguir: Em vez de significa, simplesmente, em lugar de: 'Em vez de física, estude química.'

Ao invés de significa ao contrário de, e somente com tal acepção deve ser usada essa locução prepositiva: 'Ao invés de ficar quieto, começou a responder.'

A PRIMEIRA LOCUÇÃO - em vez de - PODE SER USADA NOS DOIS CASOS; a segunda, que se prende ao étimo inverse (inversamente), denota SEMPRE contraste, oposição, NÃO PODE SER EMPREGADA COMO SIMPLES SINÔNIMO DA PRIMEIRA. Não tem cabimento dizer 'Paguei vinte cruzeiros ao invés de quinze', como sentido não tem dizer 'Ao invés de sentar-se na cadeira sentou-se no banco.' "

Portanto, lembre-se: Ao invés de significa ao contrário de, "e SOMENTE com tal acepção deve ser usada essa locução prepositiva" (Dr. Napoleão Mendes de Almeida).

Dic.Melhoramentos: " ....9. Tr.ind. Estar determinado ou resolvido; ser obrigado; ter necessidade ou precisão: Temos de partir já (É incorreção, que nem todos os bons escritores evitam, dizer ter a e ter que por ter de. Ao invés de [=ao contrário de] tenho 'a' pedir-lhe, tenho 'que' pedir-lhe, deve-se dizer tenho 'de' pedir-lhe)......." (Idem o Michaelis 2000, Michaelis on etc).

Outros exemplos:

Machado de Assis: “Não te faças apontar com dedo”, eis uma lei terrível. Ser apontado é o diminutivo de anátema. As pequenas cidades, charcos de mexeriqueiros, são exímias nesta malignidade isoladora, que é a maldição vista ao invés do óculo....../ [=...é a maldição vista ao contrário do óculo] /......A canalização do ar pelo vento é incontestável: há rios de vento, ribeiros de vento, riachos de vento; somente ao invés das ramificações da água [... ao contrário das ramificações da água] são os riachos que saem dos ribeiros, e os ribeiros que saem dos rios, em vez de [=em lugar de] serem afluentes: em vez de [=EM LUGAR DE, AO CONTRÁRIO DE] concentração, dispersão......" (Os Trabalhadores do Mar).

Machado de Assis: "...Entre os colegas de negócio foi sempre tido como um feliz vencedor de corações fracos. E, ao invés de outros, não punha nisso a menor vaidade ou gloríola;..." (Iaiá Garcia). (.... E, ao invés de [ =E, ao contrário de] outros,....)

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 22/09/2012
Código do texto: T3895428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.