Dar Um Passeio ou Fazer Um Passeio?

Ouvir dizer por aí: "FAZER" um passeio é francesismo. Logo é errado escrever: 'FAZER um passeio'. O certo, afirmam, é dizer e escrever: 'DAR um passeio' e não 'FAZER um passeio' ...."

Não há passeio mais proveitoso do que consultar as obras do dr.Napoleão, Dic. de Questões Vernáculas,pág.169: "Lanchar -'Qual o certo, fazer um lanche ou tomar lanche?'

.... O abusivo emprego do verbo fazer em locuções semelhantes implica, não poucas vezes, verdadeiros estrangeirismos: fazer falta, franco galicismo (faire de fautes): ('o jogador fez falta', em vez de cometeu falta); fazer sonho italianismo grosseiro, em vez de sonhar; fazer erro, em vez de cometer erro; ser a alegria, e não fazer a alegria ('Ela é a alegria dos pais')....Tomar lanche é a forma preferível, e lanchar será igualmente louvável".

Neste mesmo texto o dr.Napoleão escreveu o que aqui ressalto: "QUANDO POSSÍVEL A FORMA SIMPLES, SEM SACRIFÍCIO DE SENTIDO, NÃO DEVEREMOS TEMER USÁ-LA."

José de Alencar (Lucíola): " Quer FAZER amanhã UM PASSEIO comigo?"

Minidiconário Esp.Port. ( Eugenia Flavian e Gretel Eres Fernández),pág.129: "Dar.......1....2....7.Dar, FAZER (algo) Voy a dar un passeo."

Dic.Lello Universal (de acordo com a Delta Larousse),pág.697: "DAR ... FAZER, praticar: dar um exemplo."

Já não há o que dizer,vejamos outros exemplos:

Machado de Assis: "... FEZ O PASSEIO à Tijuca,..."(Quincas)//"... Não se trava do timão do Estado para FAZER UM PASSEIO de gôndola veneziana,..." (Crônica: Rio, 05 de setembro de 1864).

Aluísio de Azevedo: "...— Por que não DÁ de vez em quando UM PASSEIO como o de ontem?...(...) ... (Girândolas de Amores).

Aluísio de Azevedo: "Cecília, depois de FAZER O SEU PASSEIO, recolheu-se a casa,...(...).... Nunca FIZERA UM PASSEIO tão penoso e tão agradável (Girândolas de Amores).// Condensa Vesper: "... venha comigo DAR UM PASSEIO à República Oriental.

Aluísio de Azevedo: "....— Boa noite, Gaspar, .......— Ao contrário, estou caindo de sono... — FIZ UM PASSEIO..." (Condensa Vesper).

José de Alencar: "...Resolvi DAR UM PASSEIO;....(...) ...quando FAZIAS O TEU PASSEIO costumado à Glória..." (Cinco Minutos). (....) ".....-- Quer FAZER amanhã UM PASSEIO comigo?....." (Lucíola).

Eça de Queirós: "...— Podíamos FAZER UM PASSEIO ... —tínhamos FEITO UM delicioso PASSEIO (...)....e FIZERA UM grande PASSEIO (...)...E depois naturalmente vai DAR o seu passeio!... " (O Primo Basílio).

Machado de Assis: "...Estácio costumava DAR UM PASSEIO a cavalo quase todas as manhãs........ — Que tem isso?...." (Helena).

E se fosse: Estácio costumava FAZER UM PASSEIO a cavalo quase todas as manhãs...... -Que tem isso? O que hei de, lá isso hei de, é FAZER UM PASSEIO. E você, quer DAR UM PASSEIO ou prefere FAZER UM PASSEIO comigo e com eles?

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 22/11/2012
Código do texto: T3999818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.