Domi Tradere =Entregar Em Casa (Correto)

Não se deixe enganar, há mais de 2000 anos temos do latim: Domi (CASO LOCATIVO)= Em casa:

Jesa domi tradere = Entregar NA casa de Jesus.

Caesaris domi tradere = Entregar NA casa de César.

Domi tradere = Entregar EM casa (EM domicílio).

No Google (Dicas do Pasquale): "Qual é o complemento do verbo 'entregar'? A sintaxe padrão impõe a construção 'entrega(s) em domicílio',por analogia com outras expressões de que faria parte a palavra 'entrega' ( ' Podemos entregar em qualquer lugar do país.' ' O senhor quer que entreguemos o livro em sua casa? ').

Não se pode negar, no entanto, que é muito comum a construção 'entrega a domicílio'. Como diz a professora Maria Helena de Moura Neves em seu ' Guia de Uso do Português ', o fato de a preposição 'a' ser muito usada para indicar 'movimento em direção a' pode ser a explicação para seu uso em construção como 'Entrega a domícilio'. 'Entregamos a domicílio', em que existe 'alguma sugestão de movimento'.

De qualquer maneira, em se tratando de sintaxe formal, a construção comum é 'entrega'(ou 'entregar') EM domicílio.' "

Movimento? Só se for da insensatez.A forma comum e correta é esta: Domi integrare = Entregar EM casa.

Enc. Delta Larousse, século XX, 1972, pág. 2430: "entrega,s.f. Ato pelo qual se PÕE [se ENTREGA] alguma coisa EM mãos de alguém....

Entrega parcelada, contrato de compra e venda EM que se estipula a ENTREGA das mercadorias EM vários lotes, EM datas sucessivas e determinadas".

Dic.Gramatical de Verbos do Português Contemporâneo do Brasil( Editora Unesp,1990,pág.632): " ENTREGAR...; Quem encontrou os referidos documentos poderá entregá-los NA rua Niquelina,545....// Atravessando o rio ( ); gritou ao balseiro que ENTREGASSE EM CASA os filhos e a carroça...."

Dic.Houaiss (pág.773,2009,século XXI, 1a edição): " ... entrega s.f. ... ENTREGA EM DOMICÍLIO: Serviço que leva ao endereço do usuário ou comprador o seu pedido ou algo que lhe foi enviado..."

No Google: "Temas polêmicos 1.Comida a quilo e entregas em domicílio....Há também os restaurantes que fazem 'entregas à domicílio'. A crase seria um absurdo, já que domicílio é palavra masculina. Na verdade, nem a preposição 'a' se justifica. Se o restaurante faz entregas EM casa, NO escritório, NO quarto do hotel, por que fazer entregas 'a domicílio'? O mais adequado, portanto, é fazer 'entregas EM domicílio'...."(Prof.Sérgio Nogueira).

Dic.Michaelis,2000,pág.822: "entregar (lat.integrare)vtdi 1.Passar às mãos de outrem,pôr em poder de alguém.Entregar jornais.Entregue-lhe esta carta.VTd.2.Pôr [ENTREGAR] em casa ou estabelecimento de comprador ou destinatário (mercadorias,correspondência etc);...."

Ora, se entregar(lat.integrare)" v.t.d.2.Pôr em casa as mercadorias" é o mesmo que entrego(ponho) "em" casa as mercadorias, por que entrego [ponho] "a" e não EM domicílio? Ora, se casa significa domicílio, a resposta é simples:Onde falta conhecimento, a ignorância impera.

Machado de Assis (A Melhor das Noivas): "... cartas que eram pontualmente ENTREGUES EM CASA de João Barbosa."

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA (Dic.de Questões Vernáculas, 1981): " 'Entregas a domicílio' -Expressão espúria, conquanto generalizada; emende-se para 'entregas em domicílio', pois a entrega é feita 'em um lugar' e não 'a' um lugar. Tornando a expressão duplamente errada, o 'a' aparece muitas vezes com o sinal de crase."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 23/11/2012
Reeditado em 24/04/2013
Código do texto: T4001309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.