"Desculpe o Auê"?

Machado de Assis: "...Desculpe a letra e o desalinho...." (Correspondências: " A JOSÉ VERÍSSIMO [RJ, 18 set.1899.] Meu caro J. Veríssimo. /.....").

Machado de Assis: "... Desculpem a franqueza...." (Críticas Teatrais).

Dic.Michaelis: "auê,sm. Gír Confusão, agitação, tumulto."

Rita Lee: "Desculpe o auê...."

-E agora,José, como vamos "desculpar o sr.auê (= o sr.tumulto, a sra agitação, a sra. confusão)"? Como vamos desculpar a sra.franqueza, a sra. letra, o sr.desalinho?

Ora, homens de ciência, desculpe [você] a confusão, a agitação, o tumulto [desculpe o quê?] (na gíria): "Desculpe o auê". -Desculpe o quê? -O auê:objeto direto - caso acusativo latino. -Machado de Assis: "...Desculpe["você" José Veríssimo] a letra e o desalinho." -Machado de Assis:"... Desculpem [vocês] a franqueza...."

Dic.Michaelis: "desculpar (des+culpa+ar2) vtd e vpr 1 Justificar(-se): Desculpou a inadvertência do funcionário. Desculpou a sua falta com a alegação de ter estado doente. Desculpava o filho das tolices que praticava. Estes fazem das suas e desculpam-se. Desculpou-se com um resfriado, e não foi à aula. Desculpou-se de ter chegado tarde por ter perdido o ônibus. vpr 2 Pedir escusa: Não era homem que se desculpasse. Desculpou-se o cozinheiro do mau pre­paro do banquete. vpr 3 Alegar como escusa: Todos se desculpam com o mau tempo. vtd 4 Dispensar, isentar: Peço-lhe me desculpe de dar a lição, porque não pude prepará-la. vtd 5 Perdoar: Desculparia quem se comportasse exemplarmente. Não desculpava a mínima falta, ainda que invo­luntária."

Doutor Napoleão Mendes de Almeida: "Desculpar, Escusar -Ambos os verbos significam perdoar, tolerar, admitir desculpas ou escusas, dispensar....." (Gramática Metódica da Língua Portuguesa).

Qualquer um que abrir a Gramática Metódica,pág.471 poderá confirmar, o dr. Napoleão escreve e nos dá: "Regências de desculpar...."

É óbvio que o verbo desculpar possui várias regências, mas para o caso específico, VERBO TRANSITIVO DIRETO, abra o Dic. de Questões Vernáculas do dr.Napoleão e há de entender. Mas consulte também estas obras:

Dic.Português Latino,pág.310, Francisco Torrinha: ".....// desculpar (=perdoar as falhas): indulgentens esse peccatis, Cic........"

Dic.de Verbos e Regimes,pág.309, Francisco Fernandes: " Escusar TRANSITIVO -Desculpar, perdoar, tolerar -'Escusar uma falta, um erro' (Aulete)......"

Dic.Caldas Aulete,5a ed.,pág. 1035: "Transtorno,s.m. ação ou efeito de transtornar: Contratempo, contrariedade...// Perturbação, alteração, mudança....." (Caldas,5a ed.,pág.1519: "Escusar,v.tr. desculpar, perdoar, tolerar;....").

José Saramago:"....Já dentro do prédio, o cego disse, muito obrigado, DESCULPE O TRANSTORNO que lhe causei, agora eu cá me arranjo,..." (Trecho do livro:Ensaio Sobre a Cegueira). [=Desculpe (perdoe,tolere "você") o contratempo, a perturbação que lhe causei. Ou alguém acha que o escritor português José Saramago conhecia o sr.transtorno?]

-"Desculpe o auê" (=Desculpe [você] o auê. É isso que está dito e escrito, e não desculpe o sr.auê.Não existe sr.auê nenhum.O que existe é alguém desculpando algo.Idem na oração:"Desculpe[você] o transtorno").

-"Desculpe o transtorno" (=Desculpe [você o quê?] o transtorno[objeto direto - caso acusativo latino]. É isso que está dito e escrito, e não desculpe o sr.transtorno.Idem na oração: "Desculpe a falta."). Conforme este exemplo de Machado de Assis: "... desculpe a expressão...." (Crônica, A Semana,1892). [Desculpe (perdoe,tolere) o quê? -A expressão:objeto direto - caso acusativo].Substitua "a expressão" por "o transtorno", "a mudança", "a perturbação", e teremos CORRETAMENTE: Desculpe o transtorno. Desculpe o contratempo. Desculpe a mudança,desculpe a falta etc.

PRISCILA TRINDADE - Agência Estado:"O site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) apresentou problemas desde a manhã de hoje. Por volta das 13:30h, quem tentava acessar o portal na internet encontrava a seguinte mensagem: 'DESCULPE O TRANSTORNO...' " (No Google: Site do Detran de SP apresenta instabilidade - geral - Estadão:www.estadao.com.br/...).

Biblioteca de Marília: ""DESCULPE O TRANSTORNO - estamos em construção para melhor atendê-los" (No Google: Biblioteca Municipal de Marilia: Desculpe o Transtorno - Estamos ... bibliotecamunicipaldemarilia. blogspot.com).

Clarice Lispector (Felicidade Clandestina): "...- Não faça isso, disse ela para Ofélia num tom que me era dirigido; depois voltou-se para mim e, subitamente ofendida: DESCULPE O INCÔMODO.....".

Todavia, se alguém insistir com esta bobagem de "desculpar o sr.transtorno, a sra. falta" etc, vá se preparando também para "desculpar o sr. incômodo" e outros afins."....Desculpem a franqueza...." (Machado de Assis).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 14/12/2012
Reeditado em 17/12/2012
Código do texto: T4036051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.