O COMPLEMENTO NOMINAL

Olá, pessoal! É com grande alegria que volto a publicar meus pequeninos textos sobre gramática aqui no Recanto. Hoje, quero falar um pouquinho sobre um termo da oração que muitos apresentam dúvida na hora de classificá-lo: o complemento nominal. Nas linhas que se seguem, mostrarei como se identifica um complemento nominal nas frases do português, mas primeiro vamos ao conceito, não é?

O complemento nominal é o termo da oração que SEMPRE vem acompanhado de preposição. Essas preposições podem ser: A, DE, EM, PARA, COM e POR. Essa expressão (formada de preposição + substantivo) sempre completará o sentido de um NOME, que pode ser um SUBSTANTIVO, um ADJETIVO ou um ADVÉRBIO. Veja os seguintes exemplos:

Ex.1: Tenho a certeza de sua consideração.

Explicação: Como saberei onde está o complemento nominal? Simples. Encontre primeiramente a preposição. Geralmente é a partir dela que teremos o complemento nominal. Agora, por que a expressão “de sua consideração” é classificada como complemento nominal? Veja: essa expressão, acompanhada da preposição DE, está completando o sentido da palavra CERTEZA, que é um substantivo abstrato. Querem a prova? Aí vai: “Tenho a certeza...” Certeza do que? Eis o complemento: “de sua consideração”. Isso é o complemento. E por que ele é “nominal”? Porque ele está completando o sentido de um nome (certeza). Ok?

Ex.2: Isso é nocivo à saúde.

Explicação: Para iniciar, encontra-se a preposição. Neste caso, a preposição é o À (com crase). O complemento nominal neste caso será “à saúde”, pois temos uma preposição acompanhada de um substantivo. Enfim, o termo “à saúde” é complemento nominal porque ele está completando o sentido de um nome, “nocivo”, que é um adjetivo. Veja a prova dos nove: “Isso é nocivo...” Nocivo a que? Eis o complemento: “à saúde”. Devo lembrar que o complemento nominal SEMPRE vai completar o sentido de um substantivo abstrato (1º exemplo), adjetivo (este exemplo), ou advérbio (próximo exemplo).

Ex.3: A boa vida está perto da natureza.

Explicação: Qual é a preposição? Muito bem, é o DA (DE + A). A preposição DA está acompanhada do substantivo “natureza” e, consequentemente está completando o sentido da palavra “perto”, que é um advérbio. Assim, se eu fizer a comprovação, teremos: “A boa vida está perto...” Perto do que? De onde? A resposta, “da natureza” é o complemento nominal (do nome) “perto”.

* * *

Agora uma coisa interessante: os pronomes oblíquos (me, te, lhe(s), nos e vos) podem funcionar como complementos nominais também. Como? Veja e aprenda:

Ex.1: Isto me será útil.

Explicação: Aqui tem complemento nominal? Sim. Geralmente nos concursos e vestibulares, o termo sempre virá destacado, com um sublinhado, negrito ou itálico. Com isso não se preocupe. Finjamos que o termo sublinhado é o termo ME. Como se sabe, o ME é um pronome oblíquo. Então, como sei se ele será complemento nominal? É simples: O ME significa o que? Certamente sua resposta será “a mim”, não? Assim sendo, como ficará a frase? Seria algo assim: “Isto a mim será útil.” Colocando esta frase na ordem direta, temos: “Isto será útil a mim”, em que o termo “a mim” funciona como complemento nominal do adjetivo (nome) “útil”. Quando o “a mim” for complemento nominal, o ME também funcionará como complemento nominal.

Ex.2: A decisão do juiz nos será favorável.

Finjamos que o termo NOS esteja sublinhado e a questão quer que você classifique qual é a função sintática deste termo. É simples: o termo NOS significa o que? Certamente você responderá que ele significa “A NÓS”, não? Exatamente! Temos aí uma preposição, acompanhada de um pronome (NÓS). Agora, colocando esta expressão na frase, teremos algo assim: “A decisão do juiz a nós será favorável.” Colocando a frase na ordem direta, temos: “A decisão do juiz será favorável a nós”, em que o termo “a nós” está completando o sentido do adjetivo (nome) “favorável”. Quando o “a nós” funcionar como complemento nominal, o NOS também será complemento nominal. Viu como é uma delícia?

* * *

Bem pessoal, como hoje eu estou com pouco tempo, falei somente sobre o Complemento Nominal. É preciso que vocês conheçam também o conceito de Adjunto Adnominal, porque muitos confundem os dois, por se relacionarem com nomes. Mas isso estarei postando nas próximas horas, talvez de madrugada, que é quando tenho tempo. Até mais e espero ter ajudado.

Rafael Füller
Enviado por Rafael Füller em 22/03/2013
Código do texto: T4202794
Classificação de conteúdo: seguro