Chegar ao Metrô ( e não: Chegar "no" Metrô)

Dr.Napoleão Mendes de Almeida (Dic.de Questões Vernáculas, pág. 272, Ed.Caminho Suave, 1981): "Regência verbal -Regência verbal é assunto de gramática que não comporta raciocínios;tais estudos são rigorosos e exigem o estudo de verbo por verbo.A gramática oferece-lhe as possíveis variantes e os necessários cuidados, mas em tese, sem nada concretizar; o BOM DICIONÁRIO é que irá mostrar-lhe a regência ou regências deste ou daquele verbo, com este ou com aquele significado,nesta ou naquela situação...."

Dic.Caldas Aulete, 5ª ed.,pág.779: "Chegar.v.intr..vir: Chegaram as andorinhas.....Chegou a idade dos estudos.(Castilho).// Aproximar-se de um ponto, entrar depois de uma viagem, de um passeio ou por um impulso (com a prep. a ou até): Chegou ao Porto. Chegamos a casa. A bala não chegou ao alvo...."

Outros exemplos:

Antônio Vieira (Bons Anos): ".... porque não era ainda chegada a ocasião.......(...)... Não ouvis que já chegam ao Céu as vozes da lastimada Raquel,......."

Machado de Assis (Helena): "....O Dr. Camargo, chamado à pressa, nem chegou a tempo de empregar os recursos da ciência.......Quando Camargo chegou a casa,...."

Camilo C.Branco (A Brasileira de Prazins): "...Logo que cheguei a casa,...// ...Chegara-lhe aos ouvidos que os estudantes...//... e pedia vinagre para lhe chegar ao nariz......"

Machado de Assis (Dom Casmurro): "... era visto em teatros, chegou aos sapatos de verniz...// ...Assim cheguei aos números vinte, trinta, cinqüenta...//...Tínhamos chegado à janela..." (Crônica Bons Dias: "...Chegava eu ao seu estabelecimento,...) ..."

Alexandre Herculano (Eurico,O Presbítero): "... A podridão tinha chegado ao âmago da árvore............ (...) ... cheguei a um rochedo contíguo.....(...)... Pouco depois da chegada de Teodomiro a Híspalis...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida (Dic.de Questões Vernáculas, p. 53, Ed.Caminho Suave, 1981): "Chegar, Chegada - .... Quem chega, chega 'a' um lugar, e não 'em': Cheguei ao Rio -Chegaremos ao campo -Chegarei a casa. -'Cheguei a casa' - e não 'cheguei em casa'...Idêntica é a regência de chegada:Por ocasião de sua chegada ao Rio -Minha chegada a casa foi inesperada...."

E assim o correto é: Antes que ela chegasse ao metrô. -"Cheguei ao metrô." -"João chegou ao campo de futebol." -"Chegue a casa." -"A sua chegada ao metrô era esperada."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 13/04/2013
Código do texto: T4239087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.