"Através de X Intermédio de"? (Não Existe Essa Bobagem Na Língua Portuguesa)

Quem atrai POR MEIO DE seduções (POR INTERMÉDIO DE seduções), não atrai ATRAVÉS DE seduções?

Dic.Caldas Aulete, 5ª edição (1969), pág.2562: "Meio.... // ....// ....// POR MEIO DE, servindo-se de, por intervenção de; ATRAVÉS DE: Atrair POR MEIO DE seduções e recompensas (Rebelo da Silva). -Passariam com ânimo sereno e alegre POR MEIO DAS tribulações. (Heit.Pinto)....."

-"Através de X Intermédio de"? (Não existe essa bobagem na língua portuguesa.) -Ora, quem atrai POR MEIO DE seduções atrai ATRAVÉS DE seduções. -Quem passa POR MEIO DAS tribulações passa ATRAVÉS DAS tribulações.

Dic.Morais (... CONFORME AS REGRAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO LUSO-BRASILEIRO DE 10 DE AGOSTO DE 1945....).... Editorial Confluência,LDA. Lisboa, pág. 282: "Através,adv.Transversalmente; de atravessado.// Através de, loc. prep. De lado a lado; de ponta a ponta; ao correr de, por entre; PELO MEIO DE."

(1969) Dic.Melhoramentos, 5ª edição, 1969, pág. 489: "Através, adv. (latim ad+transvere): De lado a lado. -ATRAVÉS DE: de um para outro lado de; por entre; no decurso de; POR INTERMÉDIO DE."

"Dicionário Enciclopédico[Lello Universal] Luso-Brasileiro em 4 volumes organizado e publicado pela livraria Lello e Irmãos, sob a direção de José Lello e Edgar Lello. Obra editada e impressa por Lello e Irmãos. 144, Rua das Carmelitas -PORTO [PORTUGAL] DE ACORDO COM A LIVRARIA LAROUSSE, (...) pág. 247: Através, adv. (lat. ad. e transverse). De lado a lado. LOC. PREP. ATRAVÉS DE, PELO MEIO DE: através [pelo meio] da multidão...." (Idem o de Morais).

Academia Brasileira de Letras - Josué Montello - Bibliografia

(www.academia.org.br): "Rádio ....... Radiofonização da novela de Josué Montello A Aposentadoria, pelo produtor Allan Lima, ATRAVÉS [POR MEIO, POR INTERMÉDIO] DA Rádio Ministério da Educação e Cultura, programa Vida e fantasia, 1964."

Edital Complementar -Vestibular UFSC/2012 -UFSC (www.vestibular 2012.ufsc.br):"EDITAL 07/COPERVE/2011 A Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC,ATRAVÉS [POR MEIO,POR INTERMÉDIO] da Comissão Permanente do Vestibular -COPERVE,retifica o Edital 05/ COPERVE/ 2011....." ( Leia, se quiser, o Texto:4307236: "Através do Dicionário e da Gramática", Onde Está o Erro?)

Dic.de Questçoes Vernáculas,1981, Ed.Caminho Suanve,pág.84 -Dr.Napoleão: " Digrama -Não se confunda com diagrama; em ambos os vocábulos entra o nome grego grama, que significa letra, mas no primeiro o prefixo é di, que significa dois e no segundo dia, que quer dizer ATRAVÉS, POR MEIO DE. Digrama é o conjunto de duas letras para representar um único fonema -é sinônimo de dígrafo -ao passo que diagrama, palavra que substitui perfeitamente o galicismo croquis, indica traçado, esboço, bosquejo, delineamento, representação de um objeto qualquer POR MEIO DE LINHAS." (Consulte também o seu Dic. de Erros, Correções e Ensinamentos de Língua Portuguesa, Ed.Saraiva -1955.)

Agora é só chover no molhado: Diagrama, cujo prefixo é dia, o qual QUER DIZER ATRAVÉS, POR MEIO DE, substitui perfeitamente o galicismo croquis. Diagrama (prefixo dia, que QUER DIZER ATRAVÉS DE, POR MEIO DE) indica traçado, esboço, bosquejo, delineamento, representação de um objeto qualquer ATRAVÉS DE (POR MEIO DE) linhas. "Através de X Por Intermédio de" (não existe essa bobagem).

Lisboa -"Está aqui uma GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, feita pelo eminente filólogo brasileiro, Professor Napoleão Mendes de Almeida. Percorrendo as páginas, encontro o que não se vê em livros similares portugueses...." ("Palestras" de Língua Portuguesa, número 34, pág.299).

Lisboa -"Se quer ainda uma boa gramática, se não a melhor, recomendamos a do professor brasileiro Napoleão Mendes de Almeida, GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA." (F.V.P. da Fonseca, Boletim Mensal da Sociedade de Língua Portuguesa).

Almada (Portugal): "As minhas primeiras palavras são para exprimir uma profunda admiração pela GRAMÁTICA LATINA brilhantemente urgida por V.Exª. Em Portugal não existe nada que por sombras se aproxime deste trabalho, direi mesmo que a diferença é comparável à do dia para a noite." (José Eduardo Garcia).

Brasil -Faço dessas as minhas palavras e as estendo aos seus sólidos e incomparáveis DICIONÁRIOS.

Caro David, pode ser que no Brasil e no mundo haja professor igual, mas não superior a este, com pingos e letras maiúsculas, DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 27/05/2013
Código do texto: T4311758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.