PROVA “DOS NOVE” OU PROVA “DOS NOVES”?

O correto, pelo que sempre soubemos, é “prova ‘dos noves’”, uma vez que os ALGARISMOS, quando usados como SUBSTANTIVOS, DEVEM sofrer flexão em NÚMERO, isto é, devem ir normalmente para o PLURAL.

Ensina o festejado gramático e dicionarista LUIZ ANTÔNIO SACCONI:

“prova dos ‘noves’

Prova corretíssima. A prova sempre foi dos “noves”. Veio o burro, não soube fazer a prova e saiu dizendo que “prova dos ‘nove’” não era com ele. Burro é sempre burro...

O nome dos números varia normalmente: os uns, os quatros, os cincos, os setes, os oitos, os noves, etc. Só os que terminam em –s ou em –z não sofrem variação: dois, três, seis e dez.

Assim, 44 se faz com dois quatros juntos; 111 se faz com três uns juntos. Nenhum ser humano normal forma 99 sem servir-se de dos noves juntos, um ao lado do outro. Hoje, existe até dicionário que traz “prova dos nove”! É o tipo de dicionário que tem “vítimas”, em vez de consulentes.” (Não Erre Mais!, Editora Harbra, 28ª ed., 2005, pp. 19/20).

Observação: O dicionário AURÉLIO [última e atualizada edição] registra apenas “provas ‘dos noves’”, com a mesma acepção indicada no Dicionário HOUAISS [última e atualizada edição], que assinala somente “prova ‘dos nove’”.

“É melhor debater uma questão sem resolvê-la do que resolver uma questão sem debatê-la.” — Joseph Joubert (7 de maio de 1754 — 4 de maio de 1824) foi um escritor ensaista francês.

David Fares
Enviado por David Fares em 01/06/2013
Código do texto: T4320347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.