Quer-se Acabar Com As Injustiças

Dr.Napoleão (Gramática Metódica, 1986, páginas 300 e 301): ".... Observações 4ª -Quando o pronome se indica passividade, ele pode ficar entre o infinitivo e o verbo de que o infinitivo depende: 'Deve-se repartir a herança' -'Promete-se acabar com as injustiças.'...."

Dic. de Verbos e Regimes, Francisco Fernandes,pág.26: "TRANSITIVO é o verbo que se constrói com um complemento não preposicionado, geralmente denominado objeto direto: Ex.: 'A corrupção dos últimos tempos concluíra A SUA OBRA' (A.Herculano,Eurico,120.)...."

.... Já na página 515,Dic. de Verbos e Regimes: "Repartir TRANSITIVO -Separar em partes, dividir por grupos, distribuir....."

-Quer-se repartir a herança. "Repartir a herança" NÃO É sujeito de "quer-se." -Quer-se fazer os demonstrativos (contábeis). "Fazer os demonstrativos (contábeis)" NÃO É sujeito de "quer-se."

-Que é que se quer repartir ou quer-se repartir -o quê? A herança: objeto direto do verbo transitivo repartir. Quer-se (verbo passivo). [Que é querido? (Ativo)] -Que se quer? (Passivo) -Repartir: sujeito de quer-se.

A oração passiva "quer-se repartir a herança" equivale a esta ativa - "repartir a herança é querido."

-Quer-se(verbo passivo) fazer (sujeito passivo) os demonstrativos (contábeis): objeto direto do verbo transitivo fazer. -Que é querido fazer? (Quer-se fazer o quê?) Os demonstrativos (contábeis).

É proibido fumar neste local. Que é proibido? Fumar:sujeito. Neste local é adjunto adverbial de lugar. Ei-la na passiva: Proíbe-se fumar neste local. Fumar é sujeito de proíbe-se; neste local é adjunto adverbial de lugar - caso ablativo latino.

Proíbe-se fumar cigarros neste local. Fumar:sujeito -caso nominativo latino. Cigarros:objeto direto de fumar.(Proíbe-se fumar -o quê? -Cigarros); neste local:ad.adv.de lugar. -Proíbe-se FAZER cigarros neste local. Fazer:sujeito passivo. Cigarros:objeto direto de fazer, v. tr . neste local:adj.adv.de lugar.

Dic.de Verbos e Regimes,pág.23: "... RELATIVO é o verbo que se constrói seguido de um complemento preposicionado (a que se chama complemento terminativo ou objeto indireto),............... (já na pág.41):"Acabar Transitivo -......... // RELATIVO [tr.indireto] -... // ACABAR COM, -pôr termo a: 'Acabemos com estas digressões.' (Garrett,...)...."

-Promete-se acabar com as injustiças. "Acabar com as injustiças" NÃO É sujeito de "promete-se." Que se promete? ACABAR:sujeito passivo do verbo passivo promete-se. -Promete-se acabar com quê? -COM AS INJUSTIÇAS:objeto indireto do verbo, aí "tr.indireto, acabar com, -pôr termo a".

Quem abrir a Gramática Metódica, além destes dizeres, verá também esta análise feita pelo DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: "... HÁ CASOS,PORÉM, EM QUE SE NOTA, EVIDENTEMENTE, QUE O INFINITIVO É QUE É O SUJEITO. Procura-se (verbo passivo) anular (sujeito) as nomeações....."

Dic.de Erros Correntes da Língua Portuguesa,Ed.Atlas,5ª ed.,2009, p.218 (João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes): "Quer-se fazer os demonstrativos. 1.E não: Querem-se fazer os demonstrativos contábeis. O sujeito de quer-se é fazer os demonstrativos contábeis...."

- O sujeito de "quer-se" NÃO É "fazer os demonstrativos contábeis."

A oração passiva "quer-se fazer os demonstrativos contábeis" equivale a esta oração ativa: "Fazer os demonstrativos contábeis é querido." -Pergunte para o verbo: Que é querido? (E obterá esta resposta -é querido) -FAZER:sujeito. É querido fazer -o quê? Os demonstrativos contábeis:objeto direto de fazer.

Quer-se fazer os demonstrativos contábeis. Que se quer? FAZER: sujeito passivo de quer-se. Quer-se fazer -o quê? Os demonstrativos contábeis:objeto direto de fazer.

João Ribeiro ( Gramática Portuguesa:Curso Superior.22ª edição..., 1933. Idem a Gramática Portuguesa:3º ano 3ª edição ... Livraria Clássica..., 1889 do mesmo autor,ou seja,João Ribeiro): "... Quer-se inverter as leis, e nunca querem-se inverter as leis. Neste caso, é evidente que o ÚNICO sujeito possível é inverter."

Quer-se fazer os demonstrativos contábeis, e nunca querem-se fazer os demonstrativos contábeis. Neste caso, é evidente que o ÚNICO sujeito possível é fazer.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 12/06/2013
Código do texto: T4338596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.