“BIMENSAL” x “BIMESTRAL” [NOSSO ENTENDIMENTO]

Depois de ler, neste nobre espaço cultural, os excelentes textos de autoria do ilustre recantista AMÉRICO PAZ acerca da sinonímia [relação de sentido] entre os vocábulos “BIMENSAL” e “BIMESTRAL”, resolvemos, como mero e eterno aprendiz da Língua Portuguesa, expressar nossa humilde opinião sobre a vislumbrada relação de sentido entre os aludidos vocábulos, sem nenhum objetivo, é claro, de causar polêmica.

Em nosso modesto entendimento, esses vocábulos NÃO são sinônimos. Para nós, e arrimados em opiniões de peso, BIMESTRAL significa o que é relativo a dois meses [bimestre]. É o que se realiza ou publica de dois em dois meses. BIMENSAL, por sua vez, é o que surge, tem lugar, se realiza ou se efetua quinzenalmente. É o que se publica de quinze em quinze dias.

Embora tenhamos grande respeito e admiração pelo Prof. Napoleão Mendes de Almeida, em nosso entender o mais notável gramático que já tivemos, existem posições de peso equivalente sustentando que esses vocábulos NÃO são sinônimos.

O imortal filólogo, etimólogo e lexicógrafo pátrio ANTENOR NASCENTES, por exemplo, em renomada obra afirma taxativamente que:

“bimensal, bimestral – ‘bimensal’ é o que acontece ou se publica duas vezes por mês. ‘Bimestral’ é o que acontece ou se publica de dois em dois meses.” (Dicionário de Sinônimos, Lexikon Editora Digital Ltda, 4ª ed., 2011, p. 130).

O gramático e dicionarista DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA adverte:

“bimensal, bimestral. São dois adjetivos que não devem ser confundidos.

1. ‘Bimensal’. Que acontece ou se realiza duas vezes no mês, quinzenal: reuniões bimensais, periódico bimensal.

2. ‘Bimestral’. Que acontece ou se realiza de dois em dois meses ou cada bimestre: visita bimestral, testes bimestrais.” (Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, Lexikon Editora Digital Ltda, 3ª ed., 2009, p. 69).

O professor LUIZ ANTONIO SACONNI, festejado gramático e dicionarista, sentencia:

“bimensal x bimestral

Convém não confundir. ‘Bimensal’ é o que aparece, acontece ou se publica duas vezes por mês, é quinzenal: ‘revista bimensal’, ‘pagamento bimensal’. ‘Bimestral’ é o que aparece, acontece ou se publica de dois em dois meses ou por bimestre: ‘provas bimestrais’, ‘reajustes bimestrais de salário.’” (Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Curiosidades da Língua Portuguesa, Editora Harbra, 1ª ed., 2005, p.77).

Para reflexão: “Há pessoas que se apegam à sua opinião, não porque seja verdadeira, mas porque é sua.” — Santo Agostinho

David Fares
Enviado por David Fares em 12/07/2013
Código do texto: T4383288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.