A NORMA CULTA E A POPULAR

______________________________________________

Estudos Gramaticais

Leia o poema abaixo:

Vício na Fala

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados

Do ponto de vista linguístico, o poema apresenta dois registros deferentes de uma palavra, cada um deles obedecendo a certo tipo de norma. As palavras mio, mio, pio, teia, teiado pertencem a norma popular, ao passo que milho, melhor, pior, telha e telhado pertencem a norma culta.

A norma popular é espontânea, despreocupada, emotiva, afetiva e concreta; é rica em exclamações, pleonasmos e repetições.

A norma culta é o modo correto, bonito, certo de uma pessoa se expressar. A norma culta procura evitar o vulgarismo e nela predominam construções gramaticais mais trabalhadas, dentro do que é considerado correto pela gramática normativa.

Do ponto de vista linguístico, só existem erros se a comunicação não se realiza de modo eficaz. Do ponto de vista da gramática normativa, tudo o que foge à norma culta consiste em erro gramatical. (Cereja, Willian Roberto. Gramática e Redação. São Paulo: Atual, 1990.)

Em apenas seis versos Oswald de Andrade, conseguiu expor as diferenças que acontecem na língua portuguesa falada no Brasil. ®Sérgio.

__________________________________

Para saber mais a respeito do assunto do texto ver: Cegalla, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional, 2005.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 21/09/2013
Código do texto: T4491406
Classificação de conteúdo: seguro