O USO DA VÍRGULA ANTES DE “ETC.” [NOSSO ENTENDIMENTO]

Depois de ler, neste nobre espaço literário, excelente texto e comentário de autoria do ilustre correcantista LITTERA LU sobre a necessidade do emprego da vírgula antes de “etc.”, texto com o qual sempre estivemos de pleno acordo, resolvemos, como mero e eterno aprendiz da Língua Portuguesa, expressar novamente nossa humilde opinião sobre o assunto, sem nenhum objetivo, é claro, de causar polêmica ou mal-estar.

Em nosso humilde entendimento, pensamos que os notáveis gramáticos ERNESTO CARNEIRO RIBEIRO, EVANILDO BECHARA, CELSO CUNHA, DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, LUIZ ANTONIO SACCONI, MANOEL P. RIBEIRO, M. SAID ALI e ROCHA LIMA, ao usarem a vírgula antes de “etc.” em inúmeras e repetidas passagens de suas clássicas e imprescindíveis gramáticas, “consolidaram”, de uma vez por todas, o entendimento da “obrigatoriedade” do emprego desse sinal de pontuação antes de “etc.”, embora tenhamos pleno conhecimento de que, em questão de língua, nada pode ser absoluto ou inflexível.

Nada obstante, nosso despretensioso “entendimento” encontra também amparo no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP e no último Acordo Ortográfico, os quais também utilizam a vírgula antes de “etc.” [e, às vezes, acredite-se, até mesmo o ponto-e-vírgula!].

Aliás, em abono à nossa despretensiosa tese, transcrevemos, por oportuna, a elucidativa lição do notável gramático e dicionarista LUIZ ANTONIO SACCONI, vazada nos seguintes termos:

“etc.

Abreviatura da expressão latina ‘et cetera’ = e as outras coisas. Apesar de seu significado, aplica-se hoje também a pessoas e animais: ‘Recebi em casa Teresa, Juçara, Hermengarda, Hortênsia, etc.’ Usa-se vírgula antes de ‘etc.’? Usa-se. Embora essa abreviatura signifique ‘e outras coisas’, o uso da vírgula é obrigatório, a ver-se como está no Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (PVOLP) e em todos os bons dicionários. Quando o período se encerra com ‘etc.’, não há necessidade de empregar outro ponto, além do abreviativo (‘etc..’). Usa-se ‘e’ antes de 'etc.'? Não.” (Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Curiosidades da Língua Portuguesa, Editora Harbra, 1ª ed., 2005, p. 190).

Leciona, a propósito, o imortal ARNALDO NISKIER:

“A questão da vírgula antes do ‘etc.’ é simples: deve ser usada! O argumento de que originalmente a palavra já contém o ‘e’ (‘et’) não vale, pois o que conta é o acordo ortográfico vigente, e, diga-se de passagem, já não falamos latim, mas sim português.” (Questões Práticas da Língua Portuguesa: 700 Respostas, Consultor, Assessoria de Planejamento Ltda, 1992, p. 35).

Em outro conhecido opúsculo, novamente consigna o imortal ARNALDO NISKIER:

“Etc. e tal

Há uma polêmica a respeito da vírgula (sim ou não) antes da palavra etc., que significa ‘e outras coisas’. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pelo saudoso acadêmico Antônio Houaiss, adota a vírgula, enquanto outros autores dizem ser ela desnecessária. Ficamos, por hábito, com a versão do Vocabulário Ortográfico. Assim, pode servir de exemplo a frase: “Comprei na loja meias, camisas, etc.” (Na Ponta da Língua, Editora Expressão e Cultura, Vol. 21, s/ed., 2001, p. 209).

Ensina-nos, igualmente, o festejado jornalista e estudioso EDUARDO MARTINS:

“‘Etc.’ 1 — ‘Use vírgula antes de etc.’ Embora a expressão original, et cetera, já contenha ‘e’, a abreviatura ‘etc.’ aparece ‘sempre’ precedida do sinal no Formulário Ortográfico, que define a norma legal do idioma. Essa prática terminou por oficializar o emprego da vírgula, seguido pela maioria esmagadora dos gramáticos brasileiros. Assim: Havia ali gatos, cães, galinhas, etc. [...]” (Manual de Redação e Estilo, Editora Moderna, 3ª ed., 1997, p. 118).

Coisas da nossa intrigante e admirável Língua Portuguesa...

Para reflexão: “O intelectual tem que travar luta constante contra a vaidade e o amor-próprio, que turvam a visão, embotam o senso autocrítico, desfiguram a personalidade de cada um.” — B. Calheiros Bonfim

David Fares
Enviado por David Fares em 30/10/2013
Reeditado em 04/11/2013
Código do texto: T4548710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.