Falecer,Morrer São Sinônimos Perfeitos

As "sacconagens" de Sacconi: " ... Só a morte pode ser violenta: 'o falecimento', ao contrário, apenas exprime um efeito natural,...,tranquilo. Só 'falece' aquele que sai da vida naturalmente, ou por velhice... Falecer é morrer por doença ou naturalmente....Por isso, não se diz que,por efeito de um pavoroso acidente, as vítimas 'faleceram' no hospital, mas sim que morreram. Ayrton Senna morreu, e não 'faleceu'....." (V.Não Erre Mais! e outros trabalhos dele).

No Google: "falecer - Wikcionário pt.wiktionary. org/ wiki/ falecer& # 8206; É frequente o uso desta palavra como sinônimo de morrer, talvez como eufemismo, mas o sentido não é exatamente o mesmo. Falecer é morrer no sentido de ..."

Levando em conta todas essas e outras "sacconagens", ouçamos o outro lado. Dic. Latim Português (Francisco Torrinha), pág.531 (entre outras acepções): "mors,mortis [mer-;cf.morior;óbito. 2...3...4...5.Loc. mortem obire, morti occumbere, morte fungi, morrer, finar-se, falecer...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida (Antologia Remissiva,pág.96. Vocabulário): "finar-se,morrer,falecer."

Dic.Michaelis(2000),idem on:"...21....Morrer de morte natural: morrer de enfermidade ou de velhice.... Morrer de velho: falecer em idade avançada....."

Caldas Aulete,5vol,5ªed.,1969,páginas 2682 e 2683: "Morrer,v.intr. cessar de viver, perder todo o movimento vital, falecer: Morrer de doença. 'Lá morreram enfim e lá ficaram,...' (Camões).// // E das várias acepções (estamos falando de duas páginas), na 2683 ainda colhemos: "Morrer de morte violenta, falecer assassinado.//...//...// Morrer na cama (fam.), falecer de doença ou de velhice no lar doméstico ou nalgum hospital.//........."

Dic.Verbos e Regimes (Francisco Fernandes),pág.427 (entre outras acepções): "Morrer Intransitivo -Cessar de viver, FALECER:'Verão MORRER com fome os filhos caros.' (Camões)...." -Já na 342: "Falecer.../.../.../ Falecer de,-morrer em consequência de:'O sr.Fagundes faleceu de uma pneumonia.' (C.de Figueiredo).// Intransitivo (Falecer) -Morrer, expirar: '...,depois que o rei Fernando faleceu'....."

José de Alencar: "... Levaram o estancieiro em braços para a casa. Oito dias depois FALECEU em conseqüência do desastre...."(O Gaúcho).

Machado de Assis: "... saindo um dia à rua foi pisada por um carro; FALECEU pouco depois...." (Contos Fluminenses).

Caldas,5ªed. "..."Morrer de morte violenta, FALECER assassinado."

José de Alencar: "...FALECEU na noite de segunda-feira o Sr. Conselheiro João Duarte Lisboa Serra. Ainda na flor da idade, sucumbiu a uma ENFERMIDADE cruel, depois de um LONGO SOFRIMENTO de cerca de três meses....." (Ao Correr da Pena).

José de Alencar: "...Então há de concordar comigo que o homem é sempre menino até MORRER DE VELHICE;....." (O Garatuja).

Dr. Napoleão (Antologia Remissiva,pág.96. Vocabulário): "finar-se,morrer,falecer."

Cecília Meireles (Poemas,1957): "Como se morre de velhice//ou de acidente ou de doença,// morro, Senhor, de indiferença...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida (Gramática Metódica, 34ª, 1986, pág. 370: " ... -SINÔNIMOS são palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação; se a significação é igual, os sinônimos dizem-se perfeitos (o que é raro); se semelhante, imperfeitos.

a) Sinônimos perfeitos:léxico,vocabulário; avaro,avarento; falecer, morrer.........."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 20/11/2013
Código do texto: T4578453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.