Bom Senso, Alguém Não Entendeu?

Dr.Napoleão Mendes de Almeida: "Bem - .... É o hífen um dos sinais mais antipáticos da nossa escrita; enquanto o espanhol procurou eliminá-lo (chegou a tirá-lo na ênclise: ponere, originare, míranos, sentémonos, pruébalo, díjele, síguele), nossos malfadados acordos ortográficos puseram-se a elaborar regras e mais regras rebarbativas, complicadas, enervantes....." (Dic.de Questões Vernáculas,pág.39, 1981.Editora Caminho Suave).

Foi isso que aconteceu, "nossos malfadados acordos ortográficos puseram-se a elaborar regras e mais regras rebarbativas, complicadas, enervantes...."

Machado de Assis (Helena -1876): ".... é a posição do bom senso...."

Camilo Castelo Branco (A Brasileira de Prazins): "....que lera o bom senso do cura João Meslier,...." ("bom senso", sem hífen).

No Google: Estadao.com.br :: Manual de Redação :: Esclareça E

www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/e.shtm‎

É bom. Ver é preciso. Eclipse. Masculino: o eclipse. ECT. Sigla da Empresa Brasileira ... Liga-se sem hífen a outro substantivo ou a nomes de produtos ou pessoas para ..... "extrapolou" / Os modelos "extrapolaram" os limites do bom senso).

No Google: Nova Ortografia: Onde fica o bom-senso?

novaortografia.blogspot.com/2009/08/onde fica o bom senso. html &# 8206;19/08/2009 - É a própria locução "bom-senso", com hífen oficialmente, segundo o Volp, mas sem hífen no novo Dicionário Houaiss e em outras fontes.

Dr.Napoleão Mendes de Almeida: "Hífen -Como podemos facilmente observar, em alguns dos substantivos compostos o uso separa os elementos mediante o hífen, deixando-o de colocá-lo em outros. Cumpre acrescentar que o emprego de tal sinal constitui atualmente verdadeiro abuso na formação dos compostos, mormente em palavras novas e de cunho erudito. De acordo com a tradição da língua, é esse sinal, em grande parte de casos, inteiramente inútil, tornando-se-nos mais acertado eliminá-lo........E tal embaralhada das regras oficiais do emprego do hífen (23 ao todo) que se torna necessário decorar -duvidamos que alguém o consiga- o comportamento de cada prefixo nosso na composição de vocábulos ou consultar um dicionário vez por vez que dermos com um composto. Triste sina de quem neste país consegue alfabetizar-se e é obrigado a grafar oficialmente as palavras......" (Dic.de Questões Vernáculas,1981,páginas 137 e 138. Editora Caminho Suave).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 21/12/2013
Reeditado em 22/12/2013
Código do texto: T4620727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.