Se Falta Bom Senso,David,Sobra Bom-Senso

No Google:castilho | Bom Senso E Bom Gosto bomsensobomgosto. wordpress.com/tag/castilho/‎15/04/2009 - Portugal – Bom-senso e bom-gosto. Em 1861, Antero de Quental funda a Sociedade do Raio e em 1865 edita 'Odes modernas'. Na obra ...

(Já dentro da página): "....Em 1861, Antero de Quental funda a Sociedade do Raio e em 1865 edita ‘Odes modernas’. Na obra Poema da mocidade, de Pinheiro Chagas, Castilho faz um posfácio (advertência) onde critica os jovens da geração de 60. Como resposta, Antero publica uma carta aberta a Castilho, denominada ‘bom-senso e bom-gosto’, onde rebate as críticas do mestre romântico. Assim, inicia-se a Questão Coimbrã ou Polêmica do Bom-Senso e Bom-Gosto, que foi a manifestação responsável pela introdução do Realismo em Portugal, na qual tinha: Antero de Quental x Castilho (os novos realistas contra os velhos românticos).bomsenso1....."

David Fares: "Aliás, a grafia do vocábulo BOM-SENSO [com hífen] não é nova entre nós. O grande CÂNDIDO JUCÁ (filho), por exemplo, na p. 110 de seu imortalizado "Dicionário Escolar das Dificuldades da Língua Portuguesa", Editora FENAME, 3ª ed., 2ª tir., 1963, consigna expressamente: "bom-senso - senso, equilíbrio, ponderação, juízo, siso". Essa grafia, registre-se, já era aceita (autorizada) há mais de cinquenta anos!"

-Observe as datas: "... 1861...1865...Como resposta, Antero publica uma carta aberta a Castilho, denominada ‘bom-senso e bom-gosto’, onde rebate as críticas do mestre romântico...." ["bom-senso", com hífen. Observe as datas].

Precisamos entender, houve um tempo em que se oficializou "bom senso" (sem hífen), a rigor acertava quem assim escrevia.Se atualmente oficializaram "bom-senso" (com hífen),....

"Bem - .... É o hífen um dos sinais mais antipáticos da nossa escrita; enquanto o espanhol procurou eliminá-lo (chegou a tirá-lo na ênclise: ponere, originare, míranos, sentémonos, pruébalo, díjele, síguele), nossos malfadados acordos ortográficos puseram-se a elaborar regras e mais regras rebarbativas, complicadas, enervantes...."(Dic.de Questões Vernáculas, pág.39, 1981.Editora Caminho Suave).

Machado de Assis (Helena -1876): ".... é a posição do bom senso...." Camilo Castelo Branco (A Brasileira de Prazins): "....que lera o bom senso do cura João Meslier,...." ("bom senso", sem hífen. Alguém não entendia? Bom senso, Alguém Não Entendeu? Caldas,5ª ed., 1969, p. 3701: "Senso ...//...//......// Bom senso, a aplicação da razão de um indivíduo, que lhe serve para julgar ou raciocinar nos casos particulares da vida....").

No Google: Estadao.com.br :: Manual de Redação :: Esclareça E

www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/e.shtm‎

É bom. Ver é preciso. Eclipse. Masculino: o eclipse. ECT. Sigla da Empresa Brasileira ... Liga-se sem hífen a outro substantivo ou a nomes de produtos ou pessoas para ..... "extrapolou" / Os modelos "extrapolaram" os limites do bom senso).////

No Google: Nova Ortografia: Onde fica o bom-senso?

novaortografia.blogspot.com/2009/08/onde fica o bom senso. html &# 8206;19/08/2009 - É a própria locução "bom-senso", com hífen oficialmente, segundo o Volp, mas sem hífen no novo Dicionário Houaiss e em outras fontes.

Dr.Napoleão Mendes de Almeida: "Hífen -Como podemos facilmente observar, em alguns dos substantivos compostos o uso separa os elementos mediante o hífen, deixando-o de colocá-lo em outros. Cumpre acrescentar que o emprego de tal sinal constitui atualmente verdadeiro abuso na formação dos compostos, mormente em palavras novas e de cunho erudito. De acordo com a tradição da língua, é esse sinal, em grande parte de casos, inteiramente inútil, tornando-se-nos mais acertado eliminá-lo........E tal embaralhada das regras oficiais do emprego do hífen (23 ao todo) que se torna necessário decorar -duvidamos que alguém o consiga- o comportamento de cada prefixo nosso na composição de vocábulos ou consultar um dicionário vez por vez que dermos com um composto. Triste sina de quem neste país consegue alfabetizar-se e é obrigado a grafar oficialmente as palavras......" (Dic.de Questões Vernáculas,1981,páginas 137 e 138. Editora Caminho Suave).

Quanto aos dizeres de Jucá, se na época era oficialmente escrito com hífen, ele acertou.Caso contrário, ele errou.(Veja que Aulete,5ª ed., em 1969 registra: "bom senso" (sem hífen). Se falta bom senso, David, sobra bom-senso. Daí o olhar sempre clínico, profundo, oportuno e atual do Dr.Napoleão Mendes de Almeida.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 22/12/2013
Código do texto: T4621901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.