Restar

Restar (No Google) Gramatigalhas www. migalhas.com.br › gramatigalhas ‎14/01/2009 - "Prezada equipe Gramatigalhas, Indago se a expressão 'restou ... Dantès Nascimento que o verbo restar é empregado erradamente na ...

"Restar" Não é Verbo de Ligação (T 4619088 -David Fares).

Dic.Caldas Aulete,5ª ed.,pág.3518: "Restar, v. intr. [INTRANSITIVO] FICAR; EXISTIR depois da destruição, da supressão ou da dispersão de outras coisas ou pessoas: Hoje de tudo isto apenas restam[=ficam, existem] largos panos panos de muros rotos e fendidos. (Herc.) Aqui tendes o que resta[fica,existe] de Gomes Lourenço,(R.da Silva.)// Sobejar: Tu, Luísa... olhinho atento do princípio ao fim da festa, fazendo de cor assento do que resta [do que sobeja, do que sobra] ou que não resta [ou que não sobeja, ou que não sobra]. (Castilho.) // Faltar para fazer: O que só resta [o que só falta para fazer] é render a V. Paternidade reverendíssima infinitas .....(Vieira) Resta [falta] fazer a resenha dos fatos.// (Fig.) Sobreviver: Já restam [sobrevivem] bem poucos dos teus que indam possam ....(Gonç.Dias.) Resta-lhe [sobrevive-lhe] uma filha bela. (R.da Silva.) // Ficar, subsistir como resto ou remanescente: Restam-me cinco escudos. // Faltar para completar um todo, para chegar a uma medida, para concluir ou satisfazer: E que estes poucos dias que me podem restar de vida. (Vieira.) // -, v. tr. [TRANSITIVO] estar em dívida ou em falta de; dever: O meu cliente ainda me resta mil cruzeiros.//...// F. lat. Restare."

-Restar de fato não é verbo de ligação. Mas daí afirmar que "o verbo restar, segundo a gramática normativa, deve ser utilizado para indicar 'sobras' e nada mais" também não está correto,David. Basta verificar os exemplos acima.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 25/12/2013
Código do texto: T4624986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.