Memórias Póstumas de Brás Cubas

A explicação do título do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” mostra que as memórias narradas por um defunto. O narrador mostra sua condição: trata-se de um defunto-autor(um morto que resolveu escrever suas memórias). Assim, temos toda uma vida contada por alguém que não pertence mais ao mundo terrestre.

Tipo: é uma narrativa em primeira pessoa, a história é contada partindo de um relato do narrador-observador e protagonista, que mostra o leitor como é sua visão do mundo, seus sentimentos e o que pensa da sua vida. Dessa maneira, as memórias de Brás Cubas nos permitirão ter acesso a vida da sociedade carioca do século XIX.

Marcas do Gênero: esse livro é marco inicial do Realismo. Nesta obra, Machado de Assis sai do o foco de interesse do romance. Não dá enfâse a vida social ou a descrição das paisagens, mas a forma como seus personagens vêem e lidam com as circunstâncias em que vivem. Em vez de enfatizar os espaços externos, investe na caracterização interior dos personagens, com suas contradições e problemáticas existenciais. Este Realismo é o Realismo Psicológico,o escritor concentra sua narrativa na visão de mundo de seus personagens, mostrando suas contradições. O recurso que Machado de Assis utiliza para questionar a sociedade é a abordagem,de modo profundo, da individualidade e do caráter dos personagens.

Temática: retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia — o Humanitismo(é o princípio. Há nas coisas um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível. Pois essa substância ou verdade indestrutível é que é o Humanitismo. Assim lhe chamam porque resume o universo, e o universo é o homem.). O livro aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. O livro começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa é interrompida apenas por comentários do narrador.

Intenção Comunicativa: Machado de Assis alia nesse romance profundidade e sutileza, expondo muitos problemas de nossa sociedade que existem até hoje. Daí a importância de ler os textos de Machado, pois atualiza( mesmo quede forma irônica), os processos em que o Brasil foi formado, seus problemas e falhas que ainda estão presentes. A ironia é um dos traços mais marcantes da obra de Machado de Assis e aparece de forma bem marcante nesta obra. Pode ser entendida como mais um recurso para combater as verdades absolutas, das quais desacreditava por princípio. A construção irônica prevê sempre outros sentidos para o que é dito.

Machado de Assis utiliza-se da ironia como um recurso para fazer o leitor desconfiar das declarações, pensamentos e conclusões do narrador Brás Cubas.

Thalles Cakan
Enviado por Thalles Cakan em 19/01/2014
Reeditado em 24/01/2014
Código do texto: T4655643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.