Nominativo, Vocativo... (Abençoadas Lições)

GRAMÁTICA LATINA,20.ª EDIÇÃO, 1985 (DOUTOR NAPOLEÃO):

"LIÇÃO 2

V O C A T I V O

-O segundo elemento que nós podemos encontrar numa oração é o vocativo.

A função do vocativo é indicar apelo, chamado. Quando nós vemos um amigo e dizemos: 'Pedro, venha cá' -a palavra Pedro está indicando apelo, chamado; a palavra Pedro, portanto, é vocativo.

Quando nós chamamos a atenção de alguma pessoa ou de alguma coisa, recorremos sempre ao vocativo. Consideremos a oração: 'Meninos, estudem o ponto'. -Com essa oração, nós chamamos a atenção dos meninos; a palavra meninos é, pois, vocativo.

O caso que em latim indica a função de vocativo chama-se vocativo (do latim vocare = chamar).

-Note-se que o vocativo pode vir no começo, no meio ou no fim da oração:

no princípio: 'Meninos, estudem a lição'.

no meio: 'Estudem, meninos, a lição'.

no fim: 'Estudem a lição, meninos'.

Observe o aluno que o vocativo vem sempre acompanhado de vírgulas; quando o vocativo inicia a oração, há uma vírgula depois; quando vem no meio, o vocativo se põe entre vírgulas; quando no fim da oração, põe-se uma vírgula antes.

Essa pontuação é sempre observada, tanto em português quanto em latim, de maneira que a própria pontuação indica ao aluno o vocativo.

-O vocativo, em português, ora vem constituído somente da palavra, ora vem acompanhado de interjeição ó:

1 - Menino, você não tem experiência da vida.

2 - Ó menino, você não tem experiência da vida.

O aluno não deve confundir o ó que aparece nos vocativos com o oh! que aparece nas orações exclamativas; o oh! das orações que indicam admiração vem com h e ponto de admiração, ao passo que o ó que às vezes acompanha o vocativo não deve vir com h.

(...) Questionário

1 - ....

13 - Diga para que caso devem ir as palavras grifadas (*) das seguintes frases...:

a) ...

e) JOÃO, seu MANO já voltou?

f) Seu mano JOÃO já voltou? (Não se esqueça o aluno de que a existência ou não de vírgulas indica a existência ou não de vocativo.)

g) .... "

-Na letra f) "Seu mano JOÃO já voltou?" (João é sujeito.Para que caso temos de traduzi-lo em latim? -Para o caso nominativo.)

E se fosse: "Seu mano, JOÃO, já voltou?" -para que caso traduziríamos?

DOUTOR NAPOLEÃO: " Observe o aluno que o vocativo vem sempre acompanhado de vírgulas; quando o vocativo inicia a oração, há uma vírgula depois; quando vem no meio, o vocativo se põe entre vírgulas; quando no fim da oração, põe-se uma vírgula antes.

Essa pontuação é sempre observada, tanto em português quanto em latim, de maneira que a própria pontuação indica ao aluno o vocativo."

Nominativo(sujeito), vocativo(vocativo), genitivo(adjunto adnominal restritivo), dativo(objeto indireto), ablativo(adjunto adverbial), acusativo(objeto direto). Abençoadas lições. Muito obrigado professor, DOUTOR Napoleão Mendes de Almeida.

-"Seu mano JOÃO já voltou?" -Sujeito (caso nominativo latino.)

-"Seu mano,JOÃO,já voltou?"-Vocativo(caso vocativo latino) -"... (Não se esqueça o aluno de que a existência ou não de vírgulas indica a existência ou não de vocativo)" Dr.Napoleão Mendes de Almeida.

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 23/01/2014
Código do texto: T4661735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.