DAREMOS NOSSO “APOIO” OU “APOIAMENTO”?

Tanto faz! Embora soe até estranho aos nossos ouvidos, o substantivo “APOIAMENTO” existe e já se encontra consignado nas últimas, atualizadas e completas edições de nossos mais autorizados dicionários [AURÉLIO e HOUAISS].

Segundo os estudiosos do idioma, o vocábulo “APOIAMENTO” atende ao que se chama hoje de “tendência linguística”, “evolução linguística”, afinal, quem faz a língua é o povo, independentemente do que pensam ou não os filólogos e os gramáticos.

Segundo nosso renomado filólogo e escritor SERAFIM DA SILVA NETO, infelizmente já falecido, esse processo é “o conjunto de fatores ainda imprecisamente definidos que, numa certa área, numa época, orientam as mudanças em determinado sentido”.

O vocábulo “APOIAMENTO” foi criado com acréscimo do sufixo “-MENTO” — formador de substantivo — ao conhecidíssimo verbo APOIAR.

Isso também já ocorreu, por exemplo, com os vocábulos ABASTECIMENTO [ = abastecer], ALHEAMENTO [ = alhear], etc.

De qualquer forma, é bom elucidar que, segundo nossos mais autorizados dicionários, os vocábulos “APOIO” e “APOIAMENTO” são sinônimos, portanto, podemos usá-los indistintamente.

Para reflexão: “A consciência da ignorância é uma condição essencial do saber.” — Tristão de Athayde

David Fares
Enviado por David Fares em 19/03/2014
Código do texto: T4735065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.