ELES NÃO OBTIVERAM “BOM ÊXITO” NOS ESTUDOS

A conhecida expressão “BOM ÊXITO”, tida por alguns como redundante, é encontrada na pena de bons escritores no Brasil e em Portugal.

Embora o substantivo “ÊXITO” seja geralmente usado no sentido positivo “bom resultado”, o real significado desse vocábulo é de “resultado”, podendo ser “bom” ou “mau”, o que, em nosso modesto entendimento, justifica e autoriza o uso da expressão “BOM ÊXITO”.

Os clássicos, em regra, NÃO empregam o vocábulos “ÊXITO” SEM um ATRIBUTO, já que a referida palavra traz, em si, um sentido “positivo” e outro “negativo”.

Ensina-nos, a propósito, nosso grande filólogo VITTORIO BERGO:

“BOM ÊXITO – Este substantivo emprega-se comumente, sem adjetivo, como sinônimo de triunfo, vitória, graças à tendência meliorativa. Seu sentido etimológico, porém, é de acabamento, efeito, fim, resultado, saída. Por isto se encontra entre os bons escritores devidamente adjetivado. “– Convém todo o disfarce e prudência para o 'bom êxito' da empresa, acudiu Estácio.” (*JA, ‘Minas’, I, 318). (Erros e Dúvidas da Linguagem, Livraria Francisco Alves Editora S.A., 7.ª ed., 1988, p. 74).

* José de Alencar: “As Minas de Prata”

Para reflexão: “Quem não tem coragem de assumir a posição de suas ideias, acaba assumindo as ideias de sua posição.” — Milton Campos

David Fares
Enviado por David Fares em 22/03/2014
Reeditado em 22/03/2014
Código do texto: T4738926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.