Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PLURAL DE - "TIL" -

O plural da palavra til pode ser tis ou tiles. Esta palavra leva til? Estas palavras levam tis? Estas palavras levam tiles?

Exemplos: No português não há nenhuma palavra que leve dois tis.
                   No português não há nenhuma palavra que leve dois tiles.
Se tirarmos os tis às palavras, elas perderão sua nasalização. Se tirarmos os tiles às palavras, elas perderão sua nasalização.
Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.
A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães… Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos terminados em vogal. Relativamente aos substantivos terminados em – il - quando oxítonos, a formação do plural é feita substituindo o l por – s. É com base nesta regra que é formado o plural tis. Til – tis Funil – funis Canil – canis Refil – refis.
Relativamente ao plural - tiles; está de acordo com a regra de formação do plural das palavras terminadas em –l, que pode ser feito acrescentando – “es’’ à palavra no singular. Mas é claro, como se diz: - língua falada (e escrita) - é natural optarmos pela maioria dos falantes e escritores, para não sermos apenas e caprichosamente um falante “diferente” ou “diferenciado”, que pode nos levar ao pedantismo.

Quanto em casos especiais, para demonstrarmos a correção desta ou daquela palavra, ocasionalmente podemos usar a forma menos falada. Como por exemplo: Projetis ou projéteis; (de projetil ou projétil)
* Eu particularmente, não abro mão da primeira forma a que fui ensinado deste os sete anos de idade, por todo o ginasial, colegial e magistério. E já discuti com um professor de Direito Processual Penal ,e demonstrei, que os melhores dicionários de nossa língua, acolhem as duas formas.

Prosseguindo: Til – tiles Mal – males Cônsul – cônsules Aval – avales. Fique sabendo mais: O til (~) é um sinal gráfico auxiliar de escrita, usado na vogal a e na vogal o para indicar nasalização, como em: manhã, coração, põe,

Nem sempre indica a tonicidade da sílaba, como em: órgão, órfão, bênção,… Lembrem-se, em se tratando de língua, em existindo duas ou mais formas escritas e corretas, costumo pensar que devemos ser autênticos e fieis a ela, escolhendo a nossa forma predileta por convicção, não para ser esnobe ou pedante, mas para não sermos como diziam: - “Fulano é um orador [ou escritor] pernóstico”.
Até mais...!


Fontes:
Anotações de estudo;
Eu quero Saber - Língua Portuguesa.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 06/09/2015
Reeditado em 09/10/2015
Código do texto: T5372329
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mauro Martins Santos
Mogi Guaçu - São Paulo - Brasil
646 textos (179392 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/18 03:24)
Mauro Martins Santos