A importância da SEMÂNTICA TEXTUAL.

Quantas vezes, mesmo sem termos tal intenção, inadvertidamente, acabamos machucando alguém de nosso círculo de amizades, simplesmente porque não tivemos a preocupação de atentar para o poder ofensivo de uma palavra inadequada a essa pessoa diri- gida ?

Ao longo do curso, há algum tempo, concluído de

ANÁLISE DO DISCURSO - que tem uma relação direta com a Semânti-

ca - dentre outros muitos aprendizados, tomamos consciência - e aqui queremos compartilhar - do quão ofensiva ´a "inocente" frasezinha (endereçada a uma mulher) "você está bonita hoje !".

Analisando friamente tal frase - ela tão largamente

usada -, vamos perceber que o emprego inoportuno nela do advérbio

HOJE anula totalmente a intenção original da frase, que seria de elogio, transformando-o numa pesada e grosseira ofensa à interlocu-

tora.

Em contextos outros, principalmente na PRODU-

ÇÃO ou INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, quando não se atenta para os en-

sinamentos da Semântica, o emprego de um termo inadequado numa

frase também pode alterar substancialmente o sentido dela, ensejan-

do-lhe mais uma interpretação (vide a frase citada na CONCEITUAÇÃO

de Semântica).

Além daquele, podemos tomar por base este ou-

tro exemplo (também de uso corriqueiro) :

"Eu vi a explosão DO carro".

Veja, a seguir, as duas possibilidades perfeita-

mente aceitáveis de interpretação :

a) Eu estava EM DETERMINADO LUGAR e vi um carro explodindo.

b) Eu estava DENTRO DE UM CARRO e vi algo (nas imediações) explo-

dindo.

Frases como essa, que ensejam a possibilidade

de mais de uma interpretação, serão, para fins de produção ou inter-

pretação textual, o foco de nossa abordagem na obra "Semântica bá-

sica Textual" : na análise de cada uma delas serão mostradas tanto a interpretação pretendida como a (nunca antes percebida) outra inter-

pretação possível.

Considerando que a PRODUÇÃO TEXTUAL tem como requisito básico A CLAREZA REDACIONAL, depreende-se que é de fundamental importância o domínio, por parte do aluno, ainda que mí-

nimo, da Semântica Textual, visto que esse conhecimento nele desen-

volverá a capacidade observativa e a de seleção vocabular, para evi-

tar que ele, em suas produções textuais, empregue termos capazes de suscitar dubiedade interpretativa.

Para finalizarmos (e enfatizarmos, mais uma vez, a importância da Semântica NO ENSINO DE PORTUGUÊS), aqui

deixamos, a título de "teste", um pequeno desafio ao amigo leitor :

Analise, identifique e indique as duas possibili-

dades de interpretação (a consagrada / pretendida e a também possí-

vel para :

"Fique B E M aí !".

pedralis
Enviado por pedralis em 10/09/2015
Código do texto: T5377247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.